Economia colaborativa e a importância da reputação no uso de aplicativos de carona e de aplicativos de hospedagem sob a perpectiva dos usuários de Porto Alegre
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Date
2017Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo buscou analisar a percepção de reputação de aplicativos colaborativos de transporte e hospedagem sob a ótica dos usuários de cidade de Porto Alegre, além de identificar quais são os atributos relevantes para o uso deste tipo de serviço na opinião deste público. Para isso, utilizou-se pesquisa qualitativa com a finalidade de coletar dados a respeito dos hábitos de uso, bem como da percepção do usuário em relação às plataformas em questão. O trabalho se propôs a observar quais s ...
O presente estudo buscou analisar a percepção de reputação de aplicativos colaborativos de transporte e hospedagem sob a ótica dos usuários de cidade de Porto Alegre, além de identificar quais são os atributos relevantes para o uso deste tipo de serviço na opinião deste público. Para isso, utilizou-se pesquisa qualitativa com a finalidade de coletar dados a respeito dos hábitos de uso, bem como da percepção do usuário em relação às plataformas em questão. O trabalho se propôs a observar quais são os atributos referentes à reputação destes serviços que são considerados relevantes na opinião dos participantes. Observou-se que esses aplicativos podem ser ferramentas importantes para o aumento da produtividade e qualidade em seus segmentos. A Economia do Compartilhamento tende a aumentar a eficiência da economia como um todo, dando uso a recursos subutilizados e aumentando a oferta de bens e serviços aos consumidores, além de ser uma importante fonte de renda para os ofertantes dessas plataformas. Foi constatado que a reputação e a segurança proporcionada pelas plataformas (e principalmente percebida pelos usuários) estão entre os fatores mais valorizados neste tipo de interação. Com este estudo, espera-se que os resultados obtidos venham a acrescentar no conhecimento acerca da importância da reputação percebida pelos usuários na Economia Colaborativa. Este estudo constitui-se como trabalho de conclusão do curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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