Show simple item record

dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorUgalde, Patricia Azeredo dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T02:31:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174532pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual aborda questões rela-cionadas ao projeto editorial e gráfico de uma revista com foco em mulheres da ter-ceira idade. No atual contexto brasileiro de rápido crescimento da população idosa (pessoas com 60 anos ou mais), identificou-se um campo de atuação para o design com múltiplas possibilidades. Dentre elas, o design editorial é um dos que poderá contribuir, projetando produtos que levem em conta as peculiaridades do que se pode chamar de “nova” terceira idade, cujos indivíduos mantém uma vida ativa e produtiva, rompendo com os estereótipos de pessoas idosas (velhinhas que fazem tricô e velhi-nhos que necessitam de uma bengala para caminhar). Para isso, são apresentadas as bases teóricas que sustentarão o desenvolvimento e execução do produto final impresso (quais sejam: os referenciais teóricos, metodológicos e conceituais sobre design editorial, caracterização da “nova” terceira idade, e aspectos do envelheci-mento), analisados alguns similares e um questionário aplicado com o público-alvo, definidos o conceito e requisitos de projeto e exibidas as etapas do processo de de-senvolvimento do projeto editorial e gráfico da revista.pt_BR
dc.description.abstractThis Conclusion Paper on Visual Design addresses issues related to the edito-rial and graphic design of a magazine focusing on older women. In the current Brazilian context of rapid growth of the elder population (people aged 60 or over), a field of action for design with multiple possibilities was identified. Among them, editorial design is one that can contribute, projecting products that take into account the peculiarities of what can be called "new" third age, whose individuals maintain an active and productive life, breaking with the stereotypes of older people (knit old ladies and old men who need a walking stick). In order to do so, the theoretical bases that support the development and execution of the final printed product are presented (which are: theoretical, metho-dological and conceptual references on editorial design, characterization of the "new" third age, and aspects of aging), some similar products and the questionnaire applied with the target public are analyzed, the concept and design requirements are defined, and the steps of the development process of the editorial and graphic design of the magazine are exhibited.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectThird ageen
dc.subjectWomen’s magazineen
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.titleProjeto editorial para uma revista de variedades para mulheres da nova terceira idadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062640pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record