Design e artesanato : intervenção para a valorização do produto feito à mão

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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
No Brasil ainda há preconceito em relação ao artesanato e seus produtos, por ser considerado como uma ocupação secundária. Particularidades típicas do trabalho feito à mão, como o tempo extenso de produção, o custo pela valorização da mão-de-obra, as imperfeições e pequenas dessemelhanças entre produtos do mesmo tipo, são características que costumam depreciar o trabalho feito à mão. No entanto, atualmente o artesanato tem se mostrado de grande importância cultural, social e econômica para o pa ...
No Brasil ainda há preconceito em relação ao artesanato e seus produtos, por ser considerado como uma ocupação secundária. Particularidades típicas do trabalho feito à mão, como o tempo extenso de produção, o custo pela valorização da mão-de-obra, as imperfeições e pequenas dessemelhanças entre produtos do mesmo tipo, são características que costumam depreciar o trabalho feito à mão. No entanto, atualmente o artesanato tem se mostrado de grande importância cultural, social e econômica para o país, visto que frente à crise econômica e política vigente o artesanato é uma fonte de sustentação financeira de uma parcela significativa da população (KELLER, 2014). O designer, inserido neste contexto, deve se concentrar preferencialmente no processo como experiência de um projeto de cunho social, para gerar soluções inovadoras de potencial transformador. Sendo assim, este Trabalho de Conclusão de Curso de Design de Produto apresenta o desenvolvimento de um produto derivado de uma intervenção do design no artesanato, a partir da interação da graduanda de design com o grupo de artesãos Arte Mania. Para fundamentação teórica buscou-se informações acerca da conceituação do artesanato, abordagens de design de foco humanista e social, e propostas estratégicas para intervenções do design no artesanato. O projeto foi estruturado inicialmente a partir do Design Centrado no Ser Humano (HCD) e finalizado sob a perspectiva metodológica do Design Centrado no Usuário (UCD). Seguindo a sequência de fases de projeto do HCD, o trabalho foi composto em três grandes etapas: DESCOBRIR (fundamentação teórica e saídas de campo para realizar a imersão no contexto do grupo de artesãos), CRIAR (definição de um conceito de projeto, geração de alternativas para o produto final e respectivas validações técnicas) e IMPLEMENTAR (protótipo final do produto e seu refinamento). Devido às adversidades encontradas pelo grupo de artesãos ao expor nas feiras de artesanato, como a falta de espaço disponível e a visibilidade dos produtos, o conceito selecionado foi o desenvolvimento de elementos para complementar os diferentes sistemas expositores das feiras que os grupos participam. Os elementos do sistema expositor concebidos - um bloco componível para uso em planos horizontais e uma alça de fixação para fixar produtos em planos verticais - foram projetados segundo a restrição projetual de usar material cedido ao grupo de artesãos. Desse modo, retalhos de toldos de PVC doados pela empresa Persol, foi o material base para o produto, o que conferiu o caráter ecologicamente sustentável do projeto. Ao encerramento da experiência constatou-se que, apesar do grande desafio e das limitações que caracterizam as intervenções do design no processo criativo e na rotina de grupos de artesãos, ainda assim foi possível desenvolver satisfatoriamente produtos que contribuem para a visibilidade e valorização do produto feito à mão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
-
TCC Design (400)
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