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dc.contributor.advisorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Renata Guedes dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T02:31:00Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174478pt_BR
dc.description.abstractA dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado por uma diferença neurobiológica significativa no estilo e na velocidade do processamento da informação, é caracterizada, principalmente, pela dificuldade na atividade de leitura. Geralmente, os primeiros sinais são observados em crianças em idade escolar durante a alfabetização, causando a elas desmotivação, baixa autoestima e, em casos mais graves, evasão escolar. O projeto visa, através dos preceitos do design, ampliar as soluções alternativas necessárias às crianças disléxicas que auxiliem no avanço do aprendizado da leitura através de um produto que mantenha o interesse da criança e a inclua efetivamente no contexto escolar. Através da fundamentação teórica e entrevistas com especialistas, buscou-se compreender o contexto escolar que envolve a dislexia, as características do transtorno e as intervenções pedagógicas adequadas, a fim de desenvolver uma ferramenta lúdico-pedagógica modular, para crianças de 5 a 9 anos, que, através das letras do alfabeto, acrescenta multissensorialidade ao aprendizado da leitura e escrita.pt_BR
dc.description.abstractDyslexia is a learning disorder characterized by a significant neurobiological difference in the style and speed of information processing. It is mainly characterized by difficulty in the reading activities and, generally, early signs are observed in school-age children during literacy, causing them to become demotivated, sad, and, in more serious cases, school dropouts. The project aims to expand the necessary alternative solutions to dyslexic children that need assistance in the process of learning to read, through a product that maintains the child's interest and effectively includes it in the school context. According to the theoretical basis and interviews with specialists, was sought to understand the school context that involves dyslexia, in order to develop a modular ludic pedagogical product, for children from 5 to 9 years old, that through alphabetical letters, adds multisensriality to the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool Inclusionen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Disorderen
dc.titleProduto para auxílio e incentivo na aprendizagem para crianças disléxicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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