Produto para auxílio e incentivo na aprendizagem para crianças disléxicas
dc.contributor.advisor | Teixeira, Fabio Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Renata Guedes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-10T02:31:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174478 | pt_BR |
dc.description.abstract | A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado por uma diferença neurobiológica significativa no estilo e na velocidade do processamento da informação, é caracterizada, principalmente, pela dificuldade na atividade de leitura. Geralmente, os primeiros sinais são observados em crianças em idade escolar durante a alfabetização, causando a elas desmotivação, baixa autoestima e, em casos mais graves, evasão escolar. O projeto visa, através dos preceitos do design, ampliar as soluções alternativas necessárias às crianças disléxicas que auxiliem no avanço do aprendizado da leitura através de um produto que mantenha o interesse da criança e a inclua efetivamente no contexto escolar. Através da fundamentação teórica e entrevistas com especialistas, buscou-se compreender o contexto escolar que envolve a dislexia, as características do transtorno e as intervenções pedagógicas adequadas, a fim de desenvolver uma ferramenta lúdico-pedagógica modular, para crianças de 5 a 9 anos, que, através das letras do alfabeto, acrescenta multissensorialidade ao aprendizado da leitura e escrita. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dyslexia is a learning disorder characterized by a significant neurobiological difference in the style and speed of information processing. It is mainly characterized by difficulty in the reading activities and, generally, early signs are observed in school-age children during literacy, causing them to become demotivated, sad, and, in more serious cases, school dropouts. The project aims to expand the necessary alternative solutions to dyslexic children that need assistance in the process of learning to read, through a product that maintains the child's interest and effectively includes it in the school context. According to the theoretical basis and interviews with specialists, was sought to understand the school context that involves dyslexia, in order to develop a modular ludic pedagogical product, for children from 5 to 9 years old, that through alphabetical letters, adds multisensriality to the learning process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dyslexia | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | School Inclusion | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning Disorder | en |
dc.title | Produto para auxílio e incentivo na aprendizagem para crianças disléxicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062605 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design de Produto | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License