Show simple item record

dc.contributor.authorScherer, Fabiano de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-05T02:25:40Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1808-5377pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174410pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca investigar como metodologias de projeto de sinalização, destacadas nas referencias bibliográficas, consideram a participação do usuário em suas diversas etapas e/ou fases. O objetivo é entender qual o seu papel no processo, tanto no que diz respeito a sua forma de participação (informativo, consultivo e participativo), quanto à etapa em que pode se dar o envolvimento (planejamento, projeto e implementação). Inicialmente foram abordados os conceitos e as implicações de sinalização e design centrado no usuário e, na sequencia, analisadas as metodologias que abordam o tema, através das diretrizes apontadas pela ISO WD 9241-210 (2010) e por Maguire (2001): (1) entendimento das necessidades do usuário; (2) participação do usuário no processo de projeto e, em caso afirmativo, (3) em que etapas ocorre e (4) de que maneira ela se manifesta. Os resultados apontam que quando o usuário é levado em consideração, isso acontece principalmente nas etapas iniciais do projeto, concentrando-se na compreensão de suas exigências e do contexto de uso e, de maneira mais tímida, durante a condução e finalização do projeto. Ainda, demonstram a preponderância do conhecimento técnico do projetista sobre o conhecimento advindo dos diferentes públicos ligado ao projeto (clientes, fabricantes, usuários etc.).pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to investigate how the signage design methodologies identified in the bibliographical references consider user participation in their various stages and/or phases. It aims to understand their role in the process, in terms both of type of participation (informative, consultative, and participatory) and of stages of involvement (planning, design and implementation). Consideration of the concepts and implications of user-centred signage and design was followed by analysis of the topic according to the directives indicated by ISO WD 9241-210 (2010) and Maguire (2001): (1) understanding of user requirements; (2) user participation in the design process and if it occurs, (3) the stages at which it does and (4) the way in which it takes place. The results indicate that when users are taken into consideration it is mainly in the early stages of the design, concentrating on understanding user requirements and usage context and, more tentatively, during the design process and finalisation. Moreover, they demonstrate a dominance of the designer’s technical knowledge about information gathered from different publics connected to the project (clients, manufacturers, users etc.).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 14, n.2 (2017), p. 172-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSignageen
dc.subjectSinalização visualpt_BR
dc.subjectDesign methodologyen
dc.subjectProjeto : Metodologiapt_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectUser-centred designen
dc.titleO papel do usuário em metodologias de projeto de sinalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe user role in signage design methodologies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001063444pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record