Gênero, brinquedo e brincar : possíveis relações na perspectiva das crianças
dc.contributor.advisor | Fortuna, Tânia Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Camila Goulart | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:26:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174380 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo analisar qual a relação entre o brincar e a construção de gênero, tendo em vista como o gênero interfere no estabelecimento e desenvolvimento do brincar e como é possível desconstruir a divisão do brincar segundo o gênero. A forma encontrada para estudar o tema foi por meio de um estudo exploratório, organizado através de um questionário com 35 crianças/adolescentes de 9 a 17 anos de idade de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão, com intuito de descobrir qual a visão deles sobre o brincar e os brinquedos, em casa e na escola. O trabalho aborda conceitos-chave, como o termo gênero, a importância do brincar e a relação de gênero e o brincar. Por fim, são analisadas as predominâncias e tendências dos dados obtidos a partir da aplicação do questionário. Para sustentar a minha pesquisa e fundar as análises, foram utilizados como base os autores Louro, Fortuna e Brougère. Entre os principais achados do estudo destaca-se o preconceito que as crianças têm sobre os brinquedos e brincadeiras típicas de cada gênero. Entendendo que o brincar deve ser uma expressão livre, a escola deve cessar a multiplicação desses padrões sexistas e trabalhar a mudança, colocando isso como pauta no planejamento diário e introduzindo brinquedos e brincadeiras nas quais todos brinquem igualmente e juntos, quebrando padrões de cores, filas, falas e comportamentos diferentes de acordo com o gênero. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras infantis | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.title | Gênero, brinquedo e brincar : possíveis relações na perspectiva das crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062107 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)