Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública
dc.contributor.advisor | Godinho, Ana Cláudia Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Carine Lemos da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:26:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174379 | pt_BR |
dc.description.abstract | A política de ações afirmativas se insere no contexto da reparação histórica à escravidão no Brasil, que após a abolição relegou as pessoas negras à marginalização social. Este trabalho analisa a experiência de estudantes negras cotistas do curso de pedagogia da UFRGS e suas trajetórias de estudantes universitárias. Tem como objetivo identificar os impactos e os saberes da experiência construídos a partir das relações com seus pares e as possíveis formas de organizações coletivas daí decorrentes, comparando as turmas entre si no quesito modo de enfrentamento ao racismo e as implicações na educação pública. Os principais conceitos trabalhados são: saber da experiência (LARROSA, Jorge 2001), cotidiano (HELLER, Agnes 1992), mito da democracia racial (SILVA, Wilson 2016). Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório do qual participam duas estudantes ingressas em 2008/2 – a primeira turma de cotas sociais e raciais – e duas ingressas em 2013/2 – primeira turma da desvinculação das cotas raciais das sociais. Problematiza a política institucional e os coletivos de resistência negra, elabora sobre e para as mulheres negras discentes do curso de Pedagogia. Conclui com sugestões de abordagens e estratégias necessárias para a efetivação de uma educação antirracista na educação pública. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Cotas raciais | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Mulheres negras e ações afirmativas : a interpelação necessária na Educação Pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062097 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1371)