Profe, eu já li, mas não entendi! Um estudo sobre estratégias didáticas para o desenvolvimento da compreensão leitora em uma turma do ciclo de alfabetização
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar as estratégias didáticas para desenvolvimento da compreensão leitora planejadas durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2017. Os questionamentos que balizaram o estudo referem-se principalmente a: como uma professora, utilizando-se de estratégias didáticas focadas na leitura, pode potencializar a compreensão leitora de alunos de Anos Iniciais ...
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar as estratégias didáticas para desenvolvimento da compreensão leitora planejadas durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2017. Os questionamentos que balizaram o estudo referem-se principalmente a: como uma professora, utilizando-se de estratégias didáticas focadas na leitura, pode potencializar a compreensão leitora de alunos de Anos Iniciais? Quais são e em que medida tais estratégias podem operar para o desenvolvimento da compreensão leitora? A principal ferramenta metodológica utilizada foi a análise documental do Diário de Classe produzido pela pesquisadora ao longo do estágio curricular docente. O material empírico da pesquisa constitui-se de descrições de propostas de aulas de leitura, intervenções da professora e recursos didáticos. Como referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Goodman (1987), Solé (1998), Lerner (2002), Sánchez (2002), Geraldi (2006), Marcuschi (2008), Cafiero (2010), Piccoli e Camini (2012), Travaglia (2013), entre outros. A partir do material empírico analisado sob a luz do referencial teórico selecionado, foram construídos três eixos de análise, a saber: sequência da aula de leitura: uma possibilidade; estratégias didáticas para o ensino da leitura: rumo à compreensão leitora; a diferenciação do ensino da leitura. No primeiro, é apresentada uma possível sequência de aula de leitura e abordada contribuições para a leitura de textos informativos. No segundo, são elencadas onze estratégias didáticas para o ensino da leitura, para as quais são apontadas potencialidades no desenvolvimento da compreensão leitora dos estudantes. Por fim, no terceiro eixo analítico, são analisados alguns dispositivos didáticos para a diferenciação do ensino da leitura. As considerações desta pesquisa apontam a necessidade de investimento nas estratégias didáticas de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos não apenas para a leitura escolar, mas para as diferentes práticas sociais da leitura. Além disso, considera-se que diferenciar o ensino da leitura tende a garantir uma situação ajustada de aprendizagem aos diferentes alunos objetivando o desenvolvimento da compreensão leitora. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License