Percursos de vida : um estudo sobre memórias de mulheres, estudantes da EJA
dc.contributor.advisor | Almeida, Dóris Bittencourt | pt_BR |
dc.contributor.author | Raugust, Maria Salete Faustino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:26:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174374 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os itinerários de quatro mulheres estudantes da modalidade Jovens e Adultos (EJA), no sentido de procurar compreender os significados da escola em suas histórias de vida, por meio da análise de suas vozes. A metodologia utilizada é a História Oral. Faço um destaque com relação ao aporte teórico, os estudos de Antoniette Errante (2000), Janaina Amado (2000) e Ecléa Bosi (1995) e sobre entrevista valho-me dos estudos do sociólogo Jean Claude Kaufmann (2013) e seu conceito sobre entrevista compreensiva. Paulo Freire (1996) é outro importante autor considerando suas interfaces com o tema da educação de jovens e adultos. Ao longo da pesquisa, procurou-se analisar e compreender os processos de memória das estudantes, a partir dos discursos e conteúdos de verdade produzidos por intermédio das entrevistas. As questões que conduziram a investigação são:Quais os motivos que as levaram a voltar a estudar? Como significam a educação continuada em seus percursos de vida? O que é possível observar acerca de mudanças e permanências na vida das mulheres após entrarem para a educação de jovens e adultos (EJA)? Depois de realizadas as entrevistas, foram feitas categorias de análises a partir das narrativas das estudantes: narrativas de seus percursos de vida antes do ingresso na escola, percursos de vida como estudantes do CMET Paulo Freire e, por último, a categoria que discute suas expectativas para o futuro. A partir desses eixos temáticos, a pesquisa infere que o processo de memória não é somente individual, mas é resultado de uma construção social de um grupo de mulheres, que têm à escola como significativa e formadora em suas vidas, de autoestima elevada e empoderamento feminino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Percursos de vida : um estudo sobre memórias de mulheres, estudantes da EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001061957 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License