Multiplicidades no aprender : as singularidades de um aluno como desencadeadoras de intervenções pedagógicas significativas
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo analisar ações de intervenção pedagógica em um contexto de exigência da diferenciação do ensino. A diferenciação se tornou necessidade, dentre outros fatores, diante de situações de agitação e impulsividade, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada em Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como foco verificar o impacto das propostas pedagógicas nessas situações, de modo a caracterizar os aspectos que envolveram pr ...
O presente trabalho tem por objetivo analisar ações de intervenção pedagógica em um contexto de exigência da diferenciação do ensino. A diferenciação se tornou necessidade, dentre outros fatores, diante de situações de agitação e impulsividade, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada em Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como foco verificar o impacto das propostas pedagógicas nessas situações, de modo a caracterizar os aspectos que envolveram processos de construção de aprendizagens significativas. Processos estes constituídos em meio à uma multiplicidade de fatores influenciadores, a partir da relação entre as características do aluno e da tarefa proposta (GOLBERT; MOOJEN, 1996). O trabalho teve como aspectos motivadores as ações pedagógicas realizadas durante o estágio obrigatório do 7º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que exigiram uma postura docente atenta às singularidades, às características individuais e diferentes níveis e estilos cognitivos em sala de aula. São explicitadas situações de aprendizagem de um dos alunos da turma em específico, que exigiu a flexibilidade e a diferenciação constante do planejamento pedagógico devido às suas características de agitação e impulsividade. A pesquisa é organizada com base na observação realizada durante o estágio e na análise das atividades pedagógicas e dos documentos produzidos nesse período, além das atividades construídas pela professora titular da turma e uma entrevista semiestruturada realizada com ela. O estudo ampara-se em Piaget (1971) e Vygotsky (2007) como bases teóricas fundamentais para conceituar a aprendizagem, Golbert e Moojen (1996) e Benczik e Bromberg (2003) para situar a multiplicidade de fatores que a envolvem, e Ferreiro e Teberosky (1996) para conceituar o processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética que permeia o caso em estudo. Ainda, de modo a consolidar a análise a respeito da adequação das características das tarefas propostas às características do aluno, utiliza-se de Rohde e Mattos et al. (2003), que explicitam possibilidades de intervenção diante da agitação e impulsividade. Nessa direção, destacam-se três eixos de análise, que possibilitaram uma ampla possibilidade de considerações a respeito da singularidade nos processos de aprendizagem. No primeiro eixo, a socialização é enfatizada como desencadeadora de situações de aprendizagem; no segundo, a experimentação aparece como forma de suscitar o interesse e a atenção do aluno; e no terceiro, o aspecto central de análise constitui-se na potencialidade da diferenciação do ensino, proposta por Perrenoud (2000a) como forma de suscitar situações de efetiva aprendizagem. Esta, se constitui como um dos principais achados do presente trabalho. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License