Alfabetização inicial de crianças : um estudo sobre conjuntos de procedimentos para apropriação do sistema de escrita alfabética

Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar e analisar conjuntos de procedimentos metodológicos utilizados por mim e mais duas colegas durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado no primeiro semestre de 2017, com vista ao avanço das crianças na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico abordo a história dos métodos de alfabetização no Brasil e posteriormente o conceito de letramento, com o objetivo de co ...
Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar e analisar conjuntos de procedimentos metodológicos utilizados por mim e mais duas colegas durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado no primeiro semestre de 2017, com vista ao avanço das crianças na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico abordo a história dos métodos de alfabetização no Brasil e posteriormente o conceito de letramento, com o objetivo de compreender o que se entende por alfabetização nos dias de hoje. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se configura como um estudo de caso tendo como ferramentas metodológicas a análise documental dos Diários de Classe das três alunas, entrevistas e questionários. Para delimitar os eixos de análise, baseei-me na mais recente publicação de Magda Soares, Alfabetização: a questão dos métodos (2016), a partir da qual organizei as análises em três partes: na primeira abordo os aspectos socioculturais e interativos envolvidos no ensino da língua nas turmas de alfabetização pesquisadas, ou seja, o letramento; no segundo eixo trato das questões linguísticas da alfabetização, sendo esse o foco primordial desta pesquisa e, por último, apresento e analiso três conjuntos de procedimentos didáticos utilizados pelas três alunas estagiárias e que se mostram potentes do ponto de vista do que apresento ao longo da pesquisa. Destaco ainda que esse movimento de retomada da prática pedagógica é fundamental para o aprimoramento da formação profissional docente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1441)
Este item está licenciado na Creative Commons License
