Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Diane de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:26:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174364 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema a docência no contexto do Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolve-se uma análise sobre a experiência da autora deste referido trabalho enquanto extensionista no Projeto de Extensão “Letramento Digital no laboratório de Informática” – projeto orientado pelo Prof. Dr. Evandro Alves com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina, tornada neste trabalho um estudo de caso, está vinculada a um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizado no município de Porto Alegre. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa constitui: investigar sobre sentidos e aprendizagens produzidos pelos educandos e pelos extensionistas envolvidos no processo educativo voltado ao Letramento digital, durante o percurso do Projeto e ponderar em um segundo momento, quais são as ações docentes que se tornam necessárias quando há Educação digital na instituição. O conceito de letramento é problematizado no contexto da utilização das tecnologias digitais, redimensionando práticas de escrita. A metodologia consistiu em um estudo de caso, tendo como base observações, entrevistas, conversas e memórias da extensionista (autora deste trabalho). Com esta pesquisa, constatou-se a importância de adaptar as propostas pedagógicas conforme as necessidades dos educandos. Ademais, evidenciou-se a importância da escola como agente mobilizador neste processo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062258 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License