Oficina de letramento digital na EJA : sentidos e aprendizagens
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo tem como tema a docência no contexto do Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolve-se uma análise sobre a experiência da autora deste referido trabalho enquanto extensionista no Projeto de Extensão “Letramento Digital no laboratório de Informática” – projeto orientado pelo Prof. Dr. Evandro Alves com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina, tornada neste trabalho um estudo de caso, está vinculada a um Centro Municipal ...
O presente estudo tem como tema a docência no contexto do Letramento Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, desenvolve-se uma análise sobre a experiência da autora deste referido trabalho enquanto extensionista no Projeto de Extensão “Letramento Digital no laboratório de Informática” – projeto orientado pelo Prof. Dr. Evandro Alves com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A oficina, tornada neste trabalho um estudo de caso, está vinculada a um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizado no município de Porto Alegre. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa constitui: investigar sobre sentidos e aprendizagens produzidos pelos educandos e pelos extensionistas envolvidos no processo educativo voltado ao Letramento digital, durante o percurso do Projeto e ponderar em um segundo momento, quais são as ações docentes que se tornam necessárias quando há Educação digital na instituição. O conceito de letramento é problematizado no contexto da utilização das tecnologias digitais, redimensionando práticas de escrita. A metodologia consistiu em um estudo de caso, tendo como base observações, entrevistas, conversas e memórias da extensionista (autora deste trabalho). Com esta pesquisa, constatou-se a importância de adaptar as propostas pedagógicas conforme as necessidades dos educandos. Ademais, evidenciou-se a importância da escola como agente mobilizador neste processo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1398)
Este item está licenciado na Creative Commons License