Nem imperativo do planejamento, nem triunfo do casuísmo : análise da experiência discente/docente na pedagogia
Fecha
2017Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser pr ...
Este trabalho faz uma análise sobre a relação docente/discente durante a graduação do curso de pedagogia. Busca também fazer uma reflexão sobre o quanto a experiência, a partir dos conceitos de Larrosa e Maturana, influenciam diretamente no fazer pedagógico das futuras docentes. Ao trazer as experiências do estágio final na Educação de Jovens e Adultos (EJA) procura, a partir de um dos textos de Madalena Freire, mostrar o desenvolvimento de algumas situações de sala de aula que não podem ser previstas durante a construção de um planejamento, mas que também não têm a possibilidade de serem negadas e deixadas ao acaso. Por fim, considerando o paradoxo na construção do ser docente que aprende a ensinar e que ensina quando aprende, sugere-se que o curso de pedagogia seja revisto, não a partir do seu currículo, mas na metodologia das aulas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (35846)Tesinas Pedagogía (1360)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License