Interdisciplinaridade na prática docente : articulando saberes na experiência da educação do campo
Fecha
2017Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A desfragmentação das formas de compreensão do mundo e de suas relações é uma necessidade, portanto é de extrema importância discutirmos sobre a interdisciplinaridade: seu conceito, métodos e princípios. Por isso, este estudo se propõe a dissertar sobre tais questões a partir da prática pedagógica das alunas da Licenciatura em Educação do Campo - UFRGS/POA. Dando a possibilidade de pensar práticas alternativas ao modelo cartesiano/disciplinarizante para a educação básica. Sendo assim, este estu ...
A desfragmentação das formas de compreensão do mundo e de suas relações é uma necessidade, portanto é de extrema importância discutirmos sobre a interdisciplinaridade: seu conceito, métodos e princípios. Por isso, este estudo se propõe a dissertar sobre tais questões a partir da prática pedagógica das alunas da Licenciatura em Educação do Campo - UFRGS/POA. Dando a possibilidade de pensar práticas alternativas ao modelo cartesiano/disciplinarizante para a educação básica. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido da seguinte forma: estudo bibliográfico, Freire (1987), Fazenda (2011) Demo (1997) e Paviani (2005); análise dos planos de aula; entrevistas e análise dos dados obtidos. Na prática pedagógica das estagiárias a interdisciplinaridade se concretiza, através do Tema Gerador de Paulo Freire (1987). Conclui-se que os temas concretos que envolvem a interdisciplinaridade são essencialmente amplos, facilitando a construção de uma prática pedagógica inovadora, na qual a interdisciplinaridade só é possível se estiver na intenção desde a primeira decisão tomada. Portanto, buscar a interdisciplinaridade é uma necessidade desde o ato de planejar. Compreendendo que a interdisciplinaridade é entendida pelos autores tanto como método de trabalho, quanto epistemologia. Neste estudo, diferente das concepções anteriores, observou-se que o Tema Gerador é um método através do qual se pode alcançar a interdisciplinaridade, que é relação. ...
Abstract
Defragmenting the ways of understanding the world and its relations is a necessity, so it is extremely important to discuss interdisciplinarity: its concept, methods and principles. Therefore, this study proposes to lecture about such questions from the pedagogical practice of the students of the Licenciatura em Educação do Campo - UFRGS / POA. Giving the possibility of thinking alternative practices to the Cartesian / disciplinarizing model for basic education. Thus, this study was developed a ...
Defragmenting the ways of understanding the world and its relations is a necessity, so it is extremely important to discuss interdisciplinarity: its concept, methods and principles. Therefore, this study proposes to lecture about such questions from the pedagogical practice of the students of the Licenciatura em Educação do Campo - UFRGS / POA. Giving the possibility of thinking alternative practices to the Cartesian / disciplinarizing model for basic education. Thus, this study was developed as follows: bibliographic study, Freire (1987), Fazenda (2011) Demo (1997) and Paviani (2005); analysis of lesson plans; interviews and data analysis. In the pedagogical practice of trainees, interdisciplinarity is concretized through the Generative Theme of Paulo Freire (1987). It is concluded that the concrete topics involving interdisciplinarity are essentially broad, facilitating the construction of an innovative pedagogical practice in which interdisciplinarity is only possible if it is intended since the first decision made. Therefore, seeking interdisciplinarity is a necessity from the act of planning. Understanding that interdisciplinarity is understood by the authors as both method of work and epistemology. In this study, different from previous conceptions, it was observed that the Generating Theme is a method through which one can achieve interdisciplinarity, which is relation. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License