A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial
dc.contributor.advisor | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontela, Jéssica Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:25:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174346 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os índices de evasão são um problema no coração da Educação a Distância (EaD), pois apresentam significativos prejuízos ao sistema educacional. Torna-se necessário então, refletir e buscar compreender o que leva os estudantes a desistir dos cursos e disciplinas nessa modalidade? O que os leva a persistir? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de monitoria de uma disciplina eletiva na modalidade a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A disciplina apresentou um índice significativo de evasão no ano em que começou a ser oferecida aos estudantes, 2014, e após ser colocadas em prática estratégias buscando minimizar as possíveis causas de desistência, em 2015, o número de alunos que se matricularam e permaneceram aumentou consideravelmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como resultado da análise a identificação da estratégia pedagógica da monitoria aliada ao uso dos dispositivos móveis, através do comunicador instantâneo WhatsApp, como fatores de persistência dos estudantes para concluir a disciplina. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | A estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062261 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)