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dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorFontela, Jéssica Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:25:37Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174346pt_BR
dc.description.abstractOs índices de evasão são um problema no coração da Educação a Distância (EaD), pois apresentam significativos prejuízos ao sistema educacional. Torna-se necessário então, refletir e buscar compreender o que leva os estudantes a desistir dos cursos e disciplinas nessa modalidade? O que os leva a persistir? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de monitoria de uma disciplina eletiva na modalidade a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).A disciplina apresentou um índice significativo de evasão no ano em que começou a ser oferecida aos estudantes, 2014, e após ser colocadas em prática estratégias buscando minimizar as possíveis causas de desistência, em 2015, o número de alunos que se matricularam e permaneceram aumentou consideravelmente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como resultado da análise a identificação da estratégia pedagógica da monitoria aliada ao uso dos dispositivos móveis, através do comunicador instantâneo WhatsApp, como fatores de persistência dos estudantes para concluir a disciplina.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleA estratégia de comunicação instantânea do whatsapp como fator de persistência em uma disciplina eletiva e na modalidade a distância de uma licenciatura em pedagogia presencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062261pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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