Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
dc.contributor.author | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fochi, Paulo Sergio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T02:26:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-1037 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174298 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on contributions in the field of early childhood pedagogy, this paper aims to discuss markers capable of structuring thoughts about the teacher training for early childhood education, in view of the creation and operationalization of an everyday life pedagogy. To do so, methodologically, a set of compulsory internship reports is analyzed, disclosing the trainee teachers’ view on the everyday life working as catalyst for children’s experiences concerning the development of a curriculum. Thus, according to the analysis carried out, findings indicate that teacher training can be a powerful instrument to promote the development of an everyday life pedagogy that embraces all children in their particular ways of being, living and inhabiting the world. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Em aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Everyday life | en |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Supervised internship | en |
dc.title | Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher training | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001057549 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Humanities (6937)