Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorFochi, Paulo Sergiopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:26:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0104-1037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174298pt_BR
dc.description.abstractCom base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo.pt_BR
dc.description.abstractBased on contributions in the field of early childhood pedagogy, this paper aims to discuss markers capable of structuring thoughts about the teacher training for early childhood education, in view of the creation and operationalization of an everyday life pedagogy. To do so, methodologically, a set of compulsory internship reports is analyzed, disclosing the trainee teachers’ view on the everyday life working as catalyst for children’s experiences concerning the development of a curriculum. Thus, according to the analysis carried out, findings indicate that teacher training can be a powerful instrument to promote the development of an everyday life pedagogy that embraces all children in their particular ways of being, living and inhabiting the world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEveryday lifeen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectSupervised internshipen
dc.titlePedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professorespt_BR
dc.title.alternativePedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher trainingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001057549pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record