Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-30T02:32:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174194pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de conclusão de curso busca materializar e apresentar em uma instalação três camadas de pensamento, elaborando, através de processos artísticos, aspectos de meu imaginário e vivências e percepções existenciais colhidas em minha vida profissional. Apresento aspectos presentes em minha prática anterior, destacando os documentos de trabalho e os procedimentos de identificação do processo de criação: as classificações de Lombroso; as fichas de RPG; assim como a identificação que se aplica aos suspeitos em uma delegacia de polícia. Na construção de personagens e de narrativas, utilizam-se distintos meios, como o texto, storyboards, pinturas e vídeos que apoiam a construção de próteses e demais objetos escultóricos que constituem a cenografia da instalação. O referencial poético e teórico embasa-se em Cesare Lombroso e no contraponto do autor Stephen Jay Gould, em textos e pinturas de William Burroughs, nas próteses corporais de Stelarc, nas esculturas de Félix Bressan, assim como nas videoperformances de Matthew Barney, que trazem questões sobre o perverso, abjeto, cruel e as passagens do real a ficção.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis intends to materialise and present three layers of thinking in one instalation, elaborating, trough artistic processes, several aspects of my imaginary, experiencies and perceptions in my working life. I present here some dimentions from my former practice, highliting work documents and identification procedures in my creation process: Lombrosos's ratings, RPG files, and identification methods used by police departments. Several means are used to build up characters and narratives, such as texts, storyboards, paintigs and videos, that suport the creation of prostheses and other sculptural objects used as scenography in the installation. The theoretic and artístic background are based on Cesare Lombroso and Stephen Jay Gould, writings and painting of William Burroughs, Sterlac's body prostheses, Félix Bressan's sculptures, as well as the videoperformances of Matthew Barney, that rase issues about what is perverse, abject, cruel and also discuss the transit between reality and fiction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSculptureen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectProcessos ficcionaispt_BR
dc.subjectProsthesesen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectCharactersen
dc.subjectProtesespt_BR
dc.subjectMasksen
dc.subjectCorpo : Artept_BR
dc.subjectMáscaras (Arte)pt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectProcesso artísticopt_BR
dc.titleEntre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062654pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record