Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens
dc.contributor.advisor | Santos, Maria Ivone dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Gustavo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-30T02:32:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174194 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho de conclusão de curso busca materializar e apresentar em uma instalação três camadas de pensamento, elaborando, através de processos artísticos, aspectos de meu imaginário e vivências e percepções existenciais colhidas em minha vida profissional. Apresento aspectos presentes em minha prática anterior, destacando os documentos de trabalho e os procedimentos de identificação do processo de criação: as classificações de Lombroso; as fichas de RPG; assim como a identificação que se aplica aos suspeitos em uma delegacia de polícia. Na construção de personagens e de narrativas, utilizam-se distintos meios, como o texto, storyboards, pinturas e vídeos que apoiam a construção de próteses e demais objetos escultóricos que constituem a cenografia da instalação. O referencial poético e teórico embasa-se em Cesare Lombroso e no contraponto do autor Stephen Jay Gould, em textos e pinturas de William Burroughs, nas próteses corporais de Stelarc, nas esculturas de Félix Bressan, assim como nas videoperformances de Matthew Barney, que trazem questões sobre o perverso, abjeto, cruel e as passagens do real a ficção. | pt_BR |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis intends to materialise and present three layers of thinking in one instalation, elaborating, trough artistic processes, several aspects of my imaginary, experiencies and perceptions in my working life. I present here some dimentions from my former practice, highliting work documents and identification procedures in my creation process: Lombrosos's ratings, RPG files, and identification methods used by police departments. Several means are used to build up characters and narratives, such as texts, storyboards, paintigs and videos, that suport the creation of prostheses and other sculptural objects used as scenography in the installation. The theoretic and artístic background are based on Cesare Lombroso and Stephen Jay Gould, writings and painting of William Burroughs, Sterlac's body prostheses, Félix Bressan's sculptures, as well as the videoperformances of Matthew Barney, that rase issues about what is perverse, abject, cruel and also discuss the transit between reality and fiction. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sculpture | en |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Processos ficcionais | pt_BR |
dc.subject | Prostheses | en |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Characters | en |
dc.subject | Proteses | pt_BR |
dc.subject | Masks | en |
dc.subject | Corpo : Arte | pt_BR |
dc.subject | Máscaras (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Vivências | pt_BR |
dc.subject | Processo artístico | pt_BR |
dc.title | Entre máscaras e próteses : desenvolvimento de processos ficcionais de quatro personagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062654 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License