Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorSavela, Viviane Magnanpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-30T02:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174126pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um registro da minha interação com a comunidade escolar atuando como observadora das atividades e regente. Consiste no relato da experiência didática com duas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre do ano de 2017. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Física, oferecida para a oitava etapa do curso de Graduação de Licenciatura em Física da UFRGS e teve como base referenciais socioculturais. A regência buscou atender a múltiplos objetivos, dos quais incluem: problematizar as manifestações de concepções de neutralidade da C&T, tais como a perspectiva salvacionista da mesma, o determinismo tecnológico e a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a partir do questionamento de uma problemática local - os aparatos tecnológicos adquiridos e em desuso nas salas de aula.- identificado nas observações prévias; estudar o conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este; e oportunizar o desenvolvimento de novas habilidades mentais, desejadas na formação da alfabetização científica ampliada de cada estudante.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is a record of my interaction with the school community acting as activity observer and coordinator. It consists of a report about the teaching experience with two EJA (Education of Young and Adult Students) classes at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the second semester of 2017. The project was developed in the discipline of Teaching Practice, offered in the eighth stage of UFRGS’s Bachelor of Physics and started from the definition of sociocultural framework. The regency sought to accomplish multiple objectives, such as: to question the manifestations of science and technology neutrality conception, as in the science and technology saving perspective, the technological determinism and the superiority of the model of technocratic decisions, through the questioning of a local problem – the technology apparel purchased and in disuse in classrooms – identified on previous observations; to study technological and scientific knowledge related to it; and make an opportunity for the development of new mental abilities, wanted in the formation of the extended scientific literacy of each student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLearning Process of Young and Adult Studentsen
dc.subjectScience-Technology-Society focusen
dc.subjectEJA : Colégio de Aplicação : Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSocioculturalen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEnergia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061034pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples