Energia na nossa sala : uma experiência didática com enfoque CTS para as turmas da Educação de Jovens e Adultos no CAp-UFRGS
View/ Open
Date
2017Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é um registro da minha interação com a comunidade escolar atuando como observadora das atividades e regente. Consiste no relato da experiência didática com duas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre do ano de 2017. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Física, oferecida para a oitava etapa do curso de Graduação de Licenciatura em Física ...
Este trabalho é um registro da minha interação com a comunidade escolar atuando como observadora das atividades e regente. Consiste no relato da experiência didática com duas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante o segundo semestre do ano de 2017. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Docência em Física, oferecida para a oitava etapa do curso de Graduação de Licenciatura em Física da UFRGS e teve como base referenciais socioculturais. A regência buscou atender a múltiplos objetivos, dos quais incluem: problematizar as manifestações de concepções de neutralidade da C&T, tais como a perspectiva salvacionista da mesma, o determinismo tecnológico e a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a partir do questionamento de uma problemática local - os aparatos tecnológicos adquiridos e em desuso nas salas de aula.- identificado nas observações prévias; estudar o conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este; e oportunizar o desenvolvimento de novas habilidades mentais, desejadas na formação da alfabetização científica ampliada de cada estudante. ...
Abstract
This paper is a record of my interaction with the school community acting as activity observer and coordinator. It consists of a report about the teaching experience with two EJA (Education of Young and Adult Students) classes at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the second semester of 2017. The project was developed in the discipline of Teaching Practice, offered in the eighth stage of UFRGS’s Bachelor of Physics and started from the definit ...
This paper is a record of my interaction with the school community acting as activity observer and coordinator. It consists of a report about the teaching experience with two EJA (Education of Young and Adult Students) classes at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the second semester of 2017. The project was developed in the discipline of Teaching Practice, offered in the eighth stage of UFRGS’s Bachelor of Physics and started from the definition of sociocultural framework. The regency sought to accomplish multiple objectives, such as: to question the manifestations of science and technology neutrality conception, as in the science and technology saving perspective, the technological determinism and the superiority of the model of technocratic decisions, through the questioning of a local problem – the technology apparel purchased and in disuse in classrooms – identified on previous observations; to study technological and scientific knowledge related to it; and make an opportunity for the development of new mental abilities, wanted in the formation of the extended scientific literacy of each student. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License