O uso da leitura nas aulas de química
Fecha
2017Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar os trabalhos que relatam o uso da leitura nas aulas de química publicados em periódicos brasileiros especializados na área de Educação em Ciências/Química. Para tanto, foram analisados o banco de dados das revistas: Química Nova na Escola, Química Nova, Ciência & Educação, Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Investigações em Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, de julho de 2009 até maio de ...
O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar os trabalhos que relatam o uso da leitura nas aulas de química publicados em periódicos brasileiros especializados na área de Educação em Ciências/Química. Para tanto, foram analisados o banco de dados das revistas: Química Nova na Escola, Química Nova, Ciência & Educação, Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Investigações em Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, de julho de 2009 até maio de 2017. No total foram encontrados 9 artigos sobre o uso da leitura nas aulas de química. Após a identificação dos artigos, foram elaboradas categorias de análise para a discussão sobre as diferentes metodologias utilizadas para condução das aulas, as formas de contribuição para a aprendizagem dos estudantes, assim como as dificuldades encontradas por professores e alunos no uso da leitura nas aulas de química. Além disso, foi feito um comparativo entre esses relatos e a experiência vivenciada no Estágio de Docência em Ensino de Química III-C sobre o uso deste recurso didático. Como resultados desse estudo, destaca-se uma crescente nas investigações sobre as diferentes metodologias didáticas que podem ser desenvolvidas com o uso da leitura para o aprendizado de conceitos científicos de química. Além disso, tanto os relatos na literatura como as atividades desenvolvidas no período do estágio apontam contribuições do uso da leitura para o desenvolvimento de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Química (611)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License