Show simple item record

dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida Júnior, Adolfo Silva dept_BR
dc.date.accessioned2009-10-02T04:17:25Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17396pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio para Madeiras, para flauta, clarineta e fagote; e Páscoa de San Juan, para viola, baixo elétrico, fagote, voz, com movimentação cênica e parte gravada. As motivações que nortearam o processo composicional partiram do princípio da indeterminação, utilizando improvisação como ferramenta composicional. As peças resultaram de improvisações e planejamentos em diferentes níveis durante o processo composicional. São enfocados os procedimentos acrescentados à minha prática composicional, como o uso de précomposição com planejamento da forma, e reaproveitamento de materiais oriundos de improvisação. São debatidos ainda alguns aspectos ligados ao uso de indeterminação e improvisação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at presenting a portfolio of compositions comprising worksheets, video and audio recordings, and the description of the composition processes of the following works: Conversando a Gente se Entende - flute, clarinet, violin, cello, piano, percussion; Trova - viola, bassoon, piano; Oração - 4 trombones; Trio para Madeiras - flute, clarinet, bassoon; and Páscoa de San Juan - viola, electric bass, bassoon, voice, scenic movement, and pre-recorded part. The motivational aspects found in the composition process are characterized by the principle of indetermination, through which improvisation is used as a tool in the process of composing. The works result from the use of improvisation and planning at different levels during the composition process. The present study also focus on the procedures added to my personal practice in composition, such as the use of precomposition with shape planning, and the reuse of material found in improvisation. Moreover, it discusses some aspects related to the use of indetermination and improvisation.en
dc.format.mimetypeapplication/zippt_BR
dc.format.mimetypeapplication/zippt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposition processesen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectProcessos composicionais : Músicapt_BR
dc.subjectIndeterminationen
dc.titleConversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000715628pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record