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dc.contributor.authorFerrazza, Dayane Scopelpt_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2018-03-27T02:31:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1827pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173934pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é apresentar o método de história de vida e discutir suas possibilidades de uso em estudos organizacionais. O estudo traz o histórico da utilização da metodologia, seus fundamentos e conceitos, permitindo ao leitor o entendimento das premissas e possibilidades da utilização do método. A utilização da história de vida nesse estudo surgiu como metodologia adequada para compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho e nas trajetórias de vida de um grupo de cinegrafistas de uma emissora de televisão. Além das entrevistas em profundidade, utilizou-se vídeos de matérias trazidos pelos próprios entrevistados, para que eles pudessem contar sobre suas experiências a partir de uma situação real e visível. A descrição do cotidiano de trabalho dos cinegrafistas entrevistados permitiu entender a relação entre os saberes constituídos e a (re) produção das práticas e seus processos de aprendizagem, sinalizando que os saberes são complexos e estão vinculados a uma rede de práticas. Quanto ao método, essa pesquisa permitiu visualizar as histórias de vida como uma possibilidade de forma de investigação nos estudos organizacionais, permitindo ao pesquisador voltar seu olhar a uma dimensão individual que o leva para o entendimento do social respeitando as singularidades dos participantes da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe intent of this research is to present the life story method and to discuss the possibilities of its use in organizational studies. This study discusses the history of the methodology, along with its fundamentals and concepts, thus allowing the reader to understand the premises and possibilities of using the method. The use of life story in this study emerged as a proper methodology to understand the knowledge developed in the work practices and life trajectories of a group of cameramen from a television station. In addition to the in-depth interviews, videos of stories brought by the interviewees were used, so that they could narrate their experiences from a real and visible situation. The description of the daily work of the cameramen allowed viewers to understand the relationship between their ideas, methods, and learning processes, proving that the knowledge is complex and linked to a network of practices. This research allowed the visualization of life stories as an overall society, forming an investigation in organizational studies. The investigation allowed the researcher to turn his attention to each individual, leading him to the overall understanding of society, while respecting the singularities of the participants of the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão.Org : Revista eletrônica de gestão organizacional [recurso eletrônico]. Recife, PE. Vol. 15, n. 1 (2017), p. 22-36pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos organizacionaispt_BR
dc.subjectPractice-based learningen
dc.subjectAprendizagem baseada em práticaspt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectCameramanen
dc.subjectResearch strategyen
dc.subjectHistoria de vida : Pesquisa socialpt_BR
dc.subjectLife's storyen
dc.titleO método de história de vida : contribuições para a compreensão de processos de aprendizagem nas organizaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe life story method : contributions to the understanding of learning processes in organizationsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061602pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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