Empresas juniores no campo de públicas : um estudo à luz do Ciclo de Políticas Públicas
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal mapear as Empresas Juniores (que são consultorias de serviços ofertadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior) especificamente do Campo de Públicas, e analisá-las à luz do Ciclo de Políticas Públicas. Para tal, utilizou-se metodologia qualitativa e uma abordagem exploratória, pois essa área de estudo possui poucos dados disponíveis. Foram encontradas doze Empresas Juniores do Campo de Públicas, e apenas três tiveram seus projetos analisados ...
Este trabalho tem como objetivo principal mapear as Empresas Juniores (que são consultorias de serviços ofertadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior) especificamente do Campo de Públicas, e analisá-las à luz do Ciclo de Políticas Públicas. Para tal, utilizou-se metodologia qualitativa e uma abordagem exploratória, pois essa área de estudo possui poucos dados disponíveis. Foram encontradas doze Empresas Juniores do Campo de Públicas, e apenas três tiveram seus projetos analisados à luz do Ciclo, tendo em vista que essas empresas estavam de acordo com os critérios de seleção do objeto de estudo. A partir da análise dos projetos das Empresas Juniores, foi possível classificá-las à luz do Ciclo de Políticas Públicas dentro de cada uma de suas fases: Formulação, Avaliação e Implementação (sendo dezoito, nove e seis projetos, respectivamente, em cada uma das etapas do Ciclo). Foi analisado o portfólio de prestação de serviços para elencar os projetos no ciclo. Cada uma das empresas oferta projetos diferentes das demais, o que gerou frequências distintas das fases do ciclo em cada Empresa Júnior. Como resultado desta pesquisa, identificou-se que a maior parte dos clientes das empresas é o próprio governo, portanto, prestou-se mais serviços ao primeiro setor. ...
Abstract
The main objective of this study is to map the Junior Enterprises (which are consultancy of offered services by students of Higher Education Institutions) specifically of the Public’s Field, and analyze them in the light of the Policy Cycle. For this, was used a qualitative method and an exploratory approach, since this is a study area with few data available. Twelve Junior Enterprises of the Public’s Field were found, and only three had their projects analyzed in the light of the Cycle, owing ...
The main objective of this study is to map the Junior Enterprises (which are consultancy of offered services by students of Higher Education Institutions) specifically of the Public’s Field, and analyze them in the light of the Policy Cycle. For this, was used a qualitative method and an exploratory approach, since this is a study area with few data available. Twelve Junior Enterprises of the Public’s Field were found, and only three had their projects analyzed in the light of the Cycle, owing to that these three enterprises were within the selection criteria of study object. From the analysis of the projects of the Junior Enterprises, it was possible to classify them in the light of the Policy Cycle: Formulation, Implementation and Evaluation (being eighteen, nine and six projects, respectively, in each one of the Cycle stages). The service delivery portfolio was analyzed to list the projects in the cycle. Each of the companies offers different projects from the others, which generated distinct frequencies of the cycle phases cycle in each Junior Enterprises. As a research result, it was identified that the majority of the enterprises clients is the government, therefore more services were provided to the first sector. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Políticas Públicas.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License