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dc.contributor.advisorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.contributor.authorMarrone, Daniela Bergesch D'Incaopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T02:26:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173582pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado objetivou a adaptação transcultural para o Português Brasileiro da Medida Integrada de Independência Decisória para Adolescentes (MIIDA). Esta foi desenvolvida por pesquisadores da Bélgica, constitui-se de três subescalas que avaliam a tomada de decisão dependente e independente, com base nos preceitos da Teoria da Autodeterminação (TAD). O estudo de validação contou com uma amostra de 672 adolescentes (52,7% meninas), de 11 a 20 anos (M=15,6; DP=1,6), estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre (RS). Após análises a estrutura do instrumento mostrou-se consistente de acordo com a medida original, apresentando uma solução de dois fatores para as três subescalas: Quem decide, independência decisória e dependência decisória. Além disso, foram realizadas análises de correlação com a escala de Autoestima de Rosenberg (1965) e com a escala de Estilos Parentais (Teixeira, Bardagi & Gomes, 2004) com intuito de verificar a validade de construto da MIIDA. Os resultados demonstraram que a MIIDA apresenta boas propriedades psicométricas e evidências de validade e fidedignidade, sendo um instrumento útil para avaliar a independência decisória em termos de motivação para a tomada de decisão.pt
dc.description.abstractThis master's thesis made the cultural adaptation to Brazilian Portuguese of the Integrated Measure of Decisional Independence for Adolescents. It is based on the precepts of Self- Determination Theory and consists of three subscales that assess the dependent and independent decision-making. The validation study included a sample of 672 adolescents (52.7 % female) , 11-20 years ( M = 15.6 , SD = 1.6), attending public schools in Porto Alegre, Brazil. Factorial analyses indicated a two-factor solution for the three subscales: Who decides, independent and dependent decision-making. The results pointed out for good psychometric properties and evidence of validity and reliability, being a useful tool to evaluate the decision-making independence regarding motivation for decision-making.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDecision-makingen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectSelf-determination theoryen
dc.subjectAutodeterminacaopt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.titleAdaptação e validação transcultural da medida integrada de independência decisória para adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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