Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMenezes, Magali Mendes dept_BR
dc.contributor.authorDorneles, Leonardo Castropt_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T02:26:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173574pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca, inicialmente, refletir a violência na constituição do Outro presente no pensamento denominado de Orientalismo, teoria analisada por Edward W. Said, na obra Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (2007). Posteriormente, apresenta algumas reflexões que emergem do campo da Ética Intercultural, formulada pelo pensador chileno Ricardo Salas, de forma a evidenciar e, ao mesmo tempo, mostrar as contradições de dois aspectos do Orientalismo: a ausência de diálogo intercultural e de pressupostos éticos; e a evidência de uma moral que disfarçava a intenção consciente de tornar o nativo um objeto de lucro, reificando, assim, sua condição. A proposta de uma ética intercultural carrega elementos fundamentais para pensarmos uma proposta de educação intercultural, tecida pela compreensão de re-conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis study initially seeks to think about the violence of the constitution of the Other that is present in the concept called Orientalism, a theory analyzed by Edward W. Said in his book Orientalism: western conceptions of the Orient. After that, it brings some thoughts that come from the field of Intercultural Ethics, created by the Chilean writer Ricardo Salas, as a way to confirm and, at the same time, show the contradictions of two aspects of Orientalism: the absence of intercultural dialogue and ethical conjectures; and the evidence of a morale that masked the conscious intention of turning natives into commodities and reifying their condition. The idea of intercultural ethics carries fundamental elements for the thinking of a proposal for intercultural education, which should be weaved by the comprehension of recognition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2017), p. 366-373pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrientalismen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectIntercultural ethicsen
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleÉtica intercultural : do conhecer ao re-conhecer o outropt_BR
dc.title.alternativeIntercultural Ethics: From knowing to re-knowing the Otheren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058356pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem