Mostrar el registro sencillo del ítem
Ética intercultural : do conhecer ao re-conhecer o outro
dc.contributor.author | Menezes, Magali Mendes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Leonardo Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T02:26:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-387X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/173574 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca, inicialmente, refletir a violência na constituição do Outro presente no pensamento denominado de Orientalismo, teoria analisada por Edward W. Said, na obra Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (2007). Posteriormente, apresenta algumas reflexões que emergem do campo da Ética Intercultural, formulada pelo pensador chileno Ricardo Salas, de forma a evidenciar e, ao mesmo tempo, mostrar as contradições de dois aspectos do Orientalismo: a ausência de diálogo intercultural e de pressupostos éticos; e a evidência de uma moral que disfarçava a intenção consciente de tornar o nativo um objeto de lucro, reificando, assim, sua condição. A proposta de uma ética intercultural carrega elementos fundamentais para pensarmos uma proposta de educação intercultural, tecida pela compreensão de re-conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study initially seeks to think about the violence of the constitution of the Other that is present in the concept called Orientalism, a theory analyzed by Edward W. Said in his book Orientalism: western conceptions of the Orient. After that, it brings some thoughts that come from the field of Intercultural Ethics, created by the Chilean writer Ricardo Salas, as a way to confirm and, at the same time, show the contradictions of two aspects of Orientalism: the absence of intercultural dialogue and ethical conjectures; and the evidence of a morale that masked the conscious intention of turning natives into commodities and reifying their condition. The idea of intercultural ethics carries fundamental elements for the thinking of a proposal for intercultural education, which should be weaved by the comprehension of recognition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação UNISINOS. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2017), p. 366-373 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Orientalism | en |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Intercultural ethics | en |
dc.subject | Orientalismo | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | Ética intercultural : do conhecer ao re-conhecer o outro | pt_BR |
dc.title.alternative | Intercultural Ethics: From knowing to re-knowing the Other | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001058356 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39077)Ciencias Humanas (6670)