Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorNodari, Christine Tesselept_BR
dc.contributor.authorAlbano, Joao Fortinipt_BR
dc.contributor.authorWandscheer, Marcelo Andrépt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fernando Fraga de Freitas dospt_BR
dc.contributor.authorAndriola, César Luíspt_BR
dc.contributor.authorDemore, Cristhiane Paludopt_BR
dc.contributor.authorLanes, Tiago Kirschpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-17T02:31:59Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1415-7713pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173487pt_BR
dc.description.abstractO ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia.pt_BR
dc.description.abstractThe traditional teaching, based exclusively in expository lectures, transforms students in mere spectators of the teaching-learning process. Didactic and ludic activities are usual in children’s education, however still rare in higher education. This paper proposes a real didactic and ludic approach for the Highways course at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS –, named Starting Point Project. It also treats method, content, stages and evaluation aspects of the Project under the perspective of pedagogical propsal in engineering education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 153-165pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectHighwayen
dc.subjectProjecten
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducational Gamesen
dc.subjectKey Performance Indicatorsen
dc.subjectAHP (Analytic Hierarchy Process)en
dc.titleProjeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001056890pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples