Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática
dc.contributor.author | García, Daniel Sergio Presta | pt_BR |
dc.contributor.author | Nodari, Christine Tessele | pt_BR |
dc.contributor.author | Albano, Joao Fortini | pt_BR |
dc.contributor.author | Wandscheer, Marcelo André | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fernando Fraga de Freitas dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Andriola, César Luís | pt_BR |
dc.contributor.author | Demore, Cristhiane Paludo | pt_BR |
dc.contributor.author | Lanes, Tiago Kirsch | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-17T02:31:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-7713 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/173487 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, vem transformando os alunos em meros expectadores do processo ensino-aprendizagem. Atividades lúdicodidáticas são usuais na educação infantil, mas ainda raras no ensino superior. O presente artigo propõe uma abordagem lúdico-real-didática para a disciplina de Rodovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, denominada de Projeto Ponto de Partida. Neste são tratados aspectos de forma, de conteúdo, de etapas e de avaliação do Projeto sob a ótica de proposta pedagógica no ensino de engenharia. | pt_BR |
dc.description.abstract | The traditional teaching, based exclusively in expository lectures, transforms students in mere spectators of the teaching-learning process. Didactic and ludic activities are usual in children’s education, however still rare in higher education. This paper proposes a real didactic and ludic approach for the Highways course at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS –, named Starting Point Project. It also treats method, content, stages and evaluation aspects of the Project under the perspective of pedagogical propsal in engineering education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Transportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 153-165 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Highway | en |
dc.subject | Project | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educational Games | en |
dc.subject | Key Performance Indicators | en |
dc.subject | AHP (Analytic Hierarchy Process) | en |
dc.title | Projeto ponto de partida : o ensino de projetos de rodovias através de uma abordagem lúdico-real-didática | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001056890 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39333)Engineering (2403)