Ensino médio no Brasil – projetos em disputa : afinal quais os resultados da gestão por resultados?
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Date
2017Type
Title alternative
High School in Brazil – projects under dispute: what are the results of management based on results?
Subject
Abstract in Portuguese
O ensino médio no Brasil terá proximamente (2016) que garantir a universalização de seu acesso. Desde a década de setenta, do século 20, vem sendo ampliada a matrícula, de modo especial nas escolas públicas estaduais, possibilitando uma expansão deste nível da Educação Básica. Na atualidade, o Ensino Médio é um campo de disputa de projetos de intervenção pedagógica. Chama a atenção que paralelamente aos projetos públicos, como o Programa de Ensino Médio Inovador, há no país projetos de cunho em ...
O ensino médio no Brasil terá proximamente (2016) que garantir a universalização de seu acesso. Desde a década de setenta, do século 20, vem sendo ampliada a matrícula, de modo especial nas escolas públicas estaduais, possibilitando uma expansão deste nível da Educação Básica. Na atualidade, o Ensino Médio é um campo de disputa de projetos de intervenção pedagógica. Chama a atenção que paralelamente aos projetos públicos, como o Programa de Ensino Médio Inovador, há no país projetos de cunho empresarial colocados em prática nas escolas públicas estaduais. Neste texto, serão apresentadas as conclusões da pesquisa intitulada “Avaliação da Implementação de Projetos no Ensino Médio: O caso UNIBANCO – Projeto Jovem de Futuro em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul”. A pesquisa objetivou avaliar os resultados obtidos pelas escolas públicas, nos dois estados brasileiros citados, que acordaram e implantaram o ‘Projeto Jovem do Futuro’ do Instituto Unibanco, expressão de um projeto de intervenção pedagógica empresarial. Seus resultados apontam a insufi ciência de seu desempenho em relação às metas a serem atingidas. Além disso, identifi cam efeitos negativos com a implementação do projeto nas escolas públicas estaduais de nível médio, a ele conveniadas. Sustentam, por fi m, que dadas as transformações curriculares implícitas, tanto pela concepção quanto pela prática pedagógica e educativa do projeto, este é incongruente com políticas públicas nacionais baseadas na gestão democrática, na inovação curricular e na avaliação emancipatória. ...
Abstract
The High School in Brazil will soon have to guarantee the universalization of its access by law (2016) Since the 1970s the access to public state schools has been broadened, allowing for the expansion of this level of schooling. Presently, High School is a fi eld of dispute for pedagogical intervention projects. It is noticeable that parallel to public projects such as the Ensino Médio Inovador (Innovative High School ) there are in Brazil business projects put into practice in state public sch ...
The High School in Brazil will soon have to guarantee the universalization of its access by law (2016) Since the 1970s the access to public state schools has been broadened, allowing for the expansion of this level of schooling. Presently, High School is a fi eld of dispute for pedagogical intervention projects. It is noticeable that parallel to public projects such as the Ensino Médio Inovador (Innovative High School ) there are in Brazil business projects put into practice in state public schools. On this text we will present conclusions from the research entitled “Evaluation of the implementation of projects in middle schooling: the UNIBANCO - Jovem de Futuro in Minas Gerais and Rio Grande do Sul”. The research aimed to evaluate the results obtained by public schools in the two states mentioned, which agreed to and implemented the “Jovem de Futuro” (“Young one with a bright future”) from the Unibanco Institute, an example of a project of corporate pedagogical intervention. Its results point to the insuffi ciency of its performance regarding its aimed goals. Besides, it identifi es negative eff ects from its implementation in affi liated secondary public schools. Finally, it argues that, given the implicit curriculum changes, being it for the conception of pedagogical and educational practice of the project, it is incongruent with public national policies based on democratic management, curricular innovation and emancipatory evaluation. ...
In
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 10, n. 2 (2017), p. 37-50
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