Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGermany, Heloísapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Luciano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorLiberman, Flaviapt_BR
dc.contributor.authorNardi, Henrique Caetanopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-17T02:31:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173469pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB.pt_BR
dc.description.abstractThis essay presents experiences lived by a visual artist belonging to an Education Ministry institutional support team for the More Doctors for Brazil Project (MDBP). This program is an inter-ministry proposal based on combining work processes and professional training in health and education. Using the notion of the obtuse meaning, proposed by Roland Barthes, and hyphographic methodology, we investigate the lightness and reinvention of actions in the field of public health at the interface of art as an educational process experimented with for two years in the MDBP. Writings on little block notes produced individually and collectively by a group of supporters reveal a singular and sensible process that contributes to the discussion of strengthening collectivities, primary care networks, education in the Brazilian National Health System, and construction of political and poetic perspectives on the MDBP.en
dc.description.abstractEste ensayo presenta experiencias vividas por una artista visual integrante del equipo de Apoyo Institucional del Ministerio de Educación para el Proyecto Más Médicos para Brasil (PMMB), una propuesta interministerial que aproxima de forma significativa procesos de trabajo y formación relacionados a la salud y a la educación. Por medio de lo que Roland Barthes llama de obtuso y por medio de una metodología hifográfica, se invierte en la levedad y reinvención de acciones en el campo de la Salud Colectiva en la interfaz de las artes como procesos educativos sensibles experimentados en el transcursos de dos años juntamente con el PMMB. Por medio de pequeños blocks de notas producidos individualmente y por un colectivo de apoyadores, se delinea un proceso singular y sensible, contribuyendo en la discusión sobre el fortalecimiento de las colectividades, de las redes de Atención Básica, de la formación para el Sistema Brasileño de Salud y de la composición de miradas poético-políticas sobre el PMMB.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 21, supl.1 (2017), p. 1377-1389pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Mais Médicospt_BR
dc.subjectMore Doctors for Brazil Projecten
dc.subjectInstitutional supporten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectProyecto Más Médicos para Brasiles
dc.subjectApoyo institucionales
dc.subjectArtees
dc.subjectEducaciónes
dc.titleDas portarias aos bloquinhos : arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeFrom gates to block notes : art and institutional support in the More Doctors for Brazil Projecten
dc.title.alternativeDe los decretos administrativos a los blocks : arte y apoyo institucional ao Proyecto Más Médicos para Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001056260pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples