Show simple item record

dc.contributor.authorPreuss, Elena Ortizpt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:57Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1415-1928pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173397pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa a analisar o papel da instrução formal na aquisição do conhecimento implícito sobre o pronome SE, como operador aspectual em espanhol, por aprendizes brasileiros. O estudo foi desenvolvido com aprendizes, divididos em dois grupos, um experimental e outro de controle, que participaram das etapas de pré e póstestagem. As tarefas envolviam atividades de compreensão, que exigiam justificativa para as respostas, e de produção de frases. O grupo experimental foi também exposto à instrução formal sobre o uso do pronome SE em espanhol durante duas semanas de aulas. A análise dos dados revelou que a intervenção pedagógica realizada aumentou o grau de acurácia em ambas as tarefas, confirmando assim as predições da Hipótese da Interface Fraca com relação à interação entre conhecimento implícito e explícito na aprendizagem de L2.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at analyzing the role of formal instruction in the acquisition of implicit knowledge of the Spanish pronoun SE by a group of Brazilian learners. The study was conducted with four groups of learners, divided into two experimental and two control groups, who participated in both pre- and pos-test phases. The tasks involved a comprehension activity, in which the learners were asked to justify their answers, and a production exercise. The experimental groups were also exposed to formal instruction on the intricacies of the use of the Spanish pronoun SE during two weeks of classes. The analysis of the data indicated that the pedagogical intervention conducted increased accuracy rates in both tasks, thus confirming the predictions put forward by the Weak Interface Hypothesis with respect to the interaction between explicit and implicit knowledge in L2 learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 435-462pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectInstructionen
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectAspecten
dc.subjectPronoun SEen
dc.titleO papel da instrução na aquisição do Espanhol como L2 : um estudo sobre o se : operador textual como delimitadorpt_BR
dc.title.alternativeThe role of instruction in the acquisition of Spanish as a second language: a study of the “se” as an aspectual operator en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000736290pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record