Show simple item record

dc.contributor.authorGil, Maitê Moraespt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.date.accessioned2018-03-15T02:31:34Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1517-7238pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173364pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo geral descrever um estudo que investiga a compreensão de metáforas conceituais e de expressões linguísticas relacionadas à figura do cavalo na cultura gaúcha por crianças e adultos do interior e da capital do Rio Grande do Sul. A partir desse objetivo geral, surgem dois objetivos específicos: verificar a influência da variável “local de moradia” (interior versus capital) na compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha e investigar o papel desempenhado pela variável “idade” (crianças versus adultos) na compreensão das metáforas conceituais investigadas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de compreensão dessas metáforas, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceituais (LAKOFF; JOHNSON, 1980). No que se refere à noção de cultura, foram adotadas para a presente pesquisa as ideias defendidas por Geertz (1989) e Strauss e Quinn (1997). As análises dos dados obtidos mostraram que tanto a “idade” quanto o “local de moradia” dos participantes tiveram uma influência significativa na compreensão das metáforas estudadas. Os resultados obtidos se alinham à proposta de Kövecses (2005) sobre variação em metáfora. Como aponta o autor, as dimensões regional e desenvolvimental apresentam diferenças na compreensão de metáforas envolvendo aspectos culturais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to describe a research about the understanding of conceptual metaphors and linguistic instantiations related to the southern Brazilian culture – particularly to horses - by children and adults living, respectively, in the countryside and capital city of Rio Grande do Sul. Deriving from this first objective, our specific goals are: to verify the influence that the variable “place of residence” (countryside versus capital city) can have over the understanding of metaphors related to the southern Brazilian culture and to assess the role that the variable “age” (children versus adults) plays in the understanding of the conceptual metaphors studied. In order to do that, we developed a test aimed at metaphor understanding based on the Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF; JOHNSON, 1980); regarding the concept of culture, this research refers to notions suggested by Geertz (1989) and Strauss & Quinn (1997). The data analysis shows that participants’ “age” and “place of residence” have an important influence over their understanding of the metaphors studied. The results obtained are in accordance with Kövecses’s propositions (2005) related to metaphor variation. As pointed out by the author, developmental and regional dimensions involve differences in the understanding of cultural metaphors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLínguas & letras. Cascavel, PR. Vol. 11, n. 20 (2010), f. 51-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetaphor understandingen
dc.subjectCompreensão de metáforaspt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectCultureen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleCompreensão de metáforas relacionadas à figura do cavalo na cultura gaúchapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000861552pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record