Uma experiência de ensino de cinemática no Colégio de Aplicação
View/ Open
Date
2017Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho é apresentado o resultado da elaboração e a aplicação de uma unidade didática para o primeiro ano do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo em mente ser este a área de atuação do Licenciado em Física. Para isto, foram feitas observações prévias das aulas onde se iria aplicar a unidade, antes de assumir a regência na mesma, para conhecer o ambiente e também planejar a continuidade do conteúdo aos alunos. Para fundamentar as aulas, ...
Neste trabalho é apresentado o resultado da elaboração e a aplicação de uma unidade didática para o primeiro ano do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo em mente ser este a área de atuação do Licenciado em Física. Para isto, foram feitas observações prévias das aulas onde se iria aplicar a unidade, antes de assumir a regência na mesma, para conhecer o ambiente e também planejar a continuidade do conteúdo aos alunos. Para fundamentar as aulas, é utilizado a teoria cognitiva de David Ausubel, juntamente com a epistemologia de Ciência, Tecnologia e Sociedade, onde foi elaborado uma unidade sobre Cinemática no Trânsito. No final das aulas, foi aplicado uma avaliação contendo questões dissertativas tanto conceituais quanto de resolução de problemas, para avaliar a efetividade da unidade didática. Pôde-se verificar que o aprendizado dos alunos foi diretamente proporcional ao estudo que os mesmos tiveram, dado a diversidade de notas. Neste trabalho, ainda é relatado em detalhes o planejamento de cada aula assim como as aulas em si. Como resultado do trabalho, pode-se aprender muito sobre o funcionamento da escola, as relações entre professor-aluno, maneiras de elaborar e aplicar uma unidade didática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License