Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartins, Bibiana Volkmerpt_BR
dc.contributor.authorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.date.accessioned2018-02-28T02:26:59Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-2596pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172990pt_BR
dc.description.abstractNas últimas duas décadas o mundo do trabalho tem passado por inúmeras transformações, entre elas a crescente flexibilização das suas relações, o que têm afetado sobremaneira grupos mais vulneráveis como os jovens, mesmo que não de forma homogênea, já que se entende existirem múltiplas juventudes no país. Paralelamente, ocorreu uma expansão sem precedentes do ensino superior profissional no Brasil, que estabelece raízes na ressignificação da teoria do capital humano. Apesar da predominância do discurso de equivalência entre formação e emprego, aquela já não se apresenta como garantidora da entrada no mercado de trabalho. Assim, este ensaio teórico busca discutir a relação entre a profissionalização do ensino superior no Brasil e a empregabilidade dos jovens, bem como estabelecer uma agenda de pesquisa para estudos sobre o tema. Para tanto, parte-se de estudos franceses sobre a expansão e profissionalização do ensino superior, uma vez que este processo já se consolidou nesse país, com vistas a avançar nas reflexões sobre a temática no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractIn the last two decades labour’s world undergoes through many changes, including an increasing in flexibility of their relations. These changes have affected the most vulnerable groups such as young people, even if not homogeneously, since it is understood that there are multiple youths in the country. At the same time, there was an unprecedented expansion of professional higher education in Brazil, rooted in the reinterpretation of the human capital theory. Despite the predominant discourse of equivalence between education and employment, qualification is no longer a guaranty of entrance into the labor market. Thus, this theoretical essay discusses the relationship between professional higher education in Brazil and the employability of young people, proposing a research agenda for future studies on the subject. Therefore, intending to advance on this subject in Brazil, this paper is based on studies about the expansion and professionalization of higher education in France, since this process has already been consolidated in that country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista pensamento contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 37-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional higher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEmployabilityen
dc.subjectProfessional insertionen
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectYoung peopleen
dc.titleReflexões sobre a empregabilidade dos jovens provenientes de cursos superiores de tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeReflections on employability of young people from professional higher education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001055897pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples