Percepção Ambiental pelos Acadêmicos do Curso de "Biologia Marinha" do Convênio UFRGS/UERGS (Litoral Norte, RS) sobre as Mudanças no Novo Código Florestal Brasileiro
Fecha
2017Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e experimental que se utiliza de um recurso do Direito Ambiental, ou seja, o polêmico Novo Código Florestal (NCF), como ferramenta para o estudo da “percepção ambiental” dos acadêmicos da “Biologia Marinha” diante de uma norma jurídica que traz profundas alterações na dinâmica como as florestas passam a ser protegidas pela lei. Portanto, a pesquisa aqui apresentada agrega elementos tanto da área do Direito Ambiental como da ...
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e experimental que se utiliza de um recurso do Direito Ambiental, ou seja, o polêmico Novo Código Florestal (NCF), como ferramenta para o estudo da “percepção ambiental” dos acadêmicos da “Biologia Marinha” diante de uma norma jurídica que traz profundas alterações na dinâmica como as florestas passam a ser protegidas pela lei. Portanto, a pesquisa aqui apresentada agrega elementos tanto da área do Direito Ambiental como da Educação Ambiental. Este trabalho objetivou conhecer melhor a opinião dos acadêmicos do curso de “Biologia Marinha” sobre o NCF, levando em consideração o nível de formação dos mesmos. Dessa forma, foram entrevistados alunos que já possuíam conhecimento da legislação ambiental por estar a mais tempo no curso, e alunos que haviam entrado mais recentemente e, por isso, não possuíam o mesmo embasamento teórico dos alunos mais antigos. Essa diferenciação visava compreender se o nível de formação e/ou informação interferia na maneira como o NCF era interpretado pelos acadêmicos e se tinha algum impacto na opinião pessoal deles sobre o assunto. Através da análise dos dados percebeu-se que, à medida que o arcabouço teórico do aluno vai obtendo maior embasamento, eles interpretam o enunciado das questões com maior clareza, conseguem observar a situação/problema com mais discernimento e se tornam mais criteriosos em suas escolhas. Portanto, a percepção sem o alicerce teórico, não é necessariamente a mesma percepção que se tem após esse alicerce ter sido construído. ...
Abstract
This work it is a bibliographical, descriptive and experimental research that makes use of a feature of environmental law, namely the controversial New Forest Code (NFC) as a tool for the study of "environmental perception" of the academics at "Marine Biology" about a rule that brings profound changes in the dynamics such as forests are protected by law. Therefore, the research presented here combines elements of both the Environmental Law and the Environmental Education. This study aimed to be ...
This work it is a bibliographical, descriptive and experimental research that makes use of a feature of environmental law, namely the controversial New Forest Code (NFC) as a tool for the study of "environmental perception" of the academics at "Marine Biology" about a rule that brings profound changes in the dynamics such as forests are protected by law. Therefore, the research presented here combines elements of both the Environmental Law and the Environmental Education. This study aimed to better understand the students views of the "Marine Biology" course about the NFC, taking into account the level of training them. Thus, were interviewed: students who already have knowledge of environmental legislation and are there are most time on the course, and students who had entered more recently and therefore did not have the same theoretical basis of the older students. This differentiation was intended to understand if the level of training and/or information can or cannot interfere in how the NFC was interpreted by students and if had some impact on their personal opinion on the subject. Through data analysis it was realized that, according as the theoretical framework of the student will obtain better basis, they interpret the statement of the questions with more clearly, can observe the situation/problem with more insight and become more discerning in their choices. Therefore, the perception without theoretical foundation is not necessarily the same perception that one has after this foundation has been built. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase em Gestão Ambiental, Marinha e Costeira: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ciencias Biológicas (1353)
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