É a sua vez de dar as cartas, Juan : Argentina da década de 1950 e(m) "O Eternauta"
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2018Autor
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Resumo
Este trabalho pretende analisar a dinâmica dos campos político e intelectual argentino, e seus respectivos agentes, na conjuntura da década de 1950. Através dos apontamentos de Pierre Bourdieu (1989, 1996, 2015), procuramos perceber este momento balizador de organizações políticas, de reflexão do passado e de projeções sobre futuro; perceber suas lógicas de funcionamento, cujas categorias propostas por Reinhart Kossleck (2013,2015) – espaço de experiência e horizonte de expectativas – descrevem ...
Este trabalho pretende analisar a dinâmica dos campos político e intelectual argentino, e seus respectivos agentes, na conjuntura da década de 1950. Através dos apontamentos de Pierre Bourdieu (1989, 1996, 2015), procuramos perceber este momento balizador de organizações políticas, de reflexão do passado e de projeções sobre futuro; perceber suas lógicas de funcionamento, cujas categorias propostas por Reinhart Kossleck (2013,2015) – espaço de experiência e horizonte de expectativas – descrevem, explicam os pressupostos e as disputas dos partidos políticos desta sociedade na década de 1950. Em meio à reformulações político-ideológicas consequentes da deposição de Juan Domingo Perón em 1955 e a perseguição ao partido peronista, o campo intelectual apresenta-se cada vez menos autônomo m sua hierarquia de legitimação, baseando-se em debates ligados ao campo político. Este campo intelectual, cuja definição de Silvia Sigal (1991) compreende os agentes como divulgadores de questões comuns à Ordem Social, pode se estender até as produções mais industrializadas, como as Histórias em Quadrinhos, ou Historietas, como são conhecidas na Argentina. Isto se deve à produção diferenciada de Héctor Germán Oesterheld, cujos pressupostos estéticos e argumentativos apresentam um novo tipo de conteúdo, diferencia-se do típico conteúdo estadunidense. Isto é, possui uma relação estreita com sua realidade nacional, e de certa forma, dialoga com a realidade através de seus roteiros, sendo um deles o objeto de nossa análise. “O Eternauta”, escrito entre 1957 e 1959, aborda uma invasão alienígena cujo cenário é a cidade de Buenos Aires; embora seus significados sejam atribuídos em grande parte a posteriori¸ principalmente pela trajetória pessoal do autor, as suas valorações contemporanizadas são passíveis de serem mapeadas, sem cometermos ressignificações ou reduzirmos a obra à uma espécie de representação ou ilustração de sua realidade política, social e cultural. ...
Abstract
This Term Paper intent to analyze the political and intellectual Fields dynamic of Argentina society in the 1950’s. Through Pierre Bourdieu’s concept (1986, 1996, 2015), we try to perceive this determinant moment of Argentina’s political articulation and reflection about the past and projection about the future; perceive their operation logics, whose Reinhart Kossleck’s categories (2013, 2015) – space of experience and horizon of expectation – describe and explain the assumption and debate of p ...
This Term Paper intent to analyze the political and intellectual Fields dynamic of Argentina society in the 1950’s. Through Pierre Bourdieu’s concept (1986, 1996, 2015), we try to perceive this determinant moment of Argentina’s political articulation and reflection about the past and projection about the future; perceive their operation logics, whose Reinhart Kossleck’s categories (2013, 2015) – space of experience and horizon of expectation – describe and explain the assumption and debate of political parties in this society of the late 1950’s. Through political-ideological reformulation, based on Juan Domingo Peron’s dismission in 1955, and consequent persecution of the Peronist Party, the intellectual field presents even less autonomy in their hierarchy’s legitimacy, incorporating political field’s debates. The Intellectual Field, base on Silvia Sigal’s concept (1991), describer agents whom interact and produce commom reflections about Social Order, and can even characterize industrial producions, like Comics – in Argentina, also knows as Historietas. In 1950’s, the differentiated production comes from Héctor Germán Oesterheld’s work, whose aesthetic and argumentative presuppositions create a whole new kind of comic’s content, quite different from American content. Oesterheld maintains strict ties with national reality, and in a way, dialogues with these reality through its scripts, one of them our object of analysis. “The Eternaut”, write between 1957 and 1959, tells the story of an alien invasion, whose scenario is Buenos Aires. Although several meanings are attributed, a large extent a posteriori, mainly by the personal trajectory of the author, his personal contemporaneous valuations can be mapped, without resignifications or restricting his work to a representation or illustration regarding their political, social and cultural reality. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Colecciones
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