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dc.contributor.advisorNicolazzi, Fernando Felizardopt_BR
dc.contributor.authorPaltian, Luciano Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2018-02-27T02:24:04Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172918pt_BR
dc.description.abstractA linha do tempo aparece como metáfora visual apenas no século XVIII, intimamente ligada à noção moderna de progresso, quando passa a ganhar espaço nas sociedades industriais até se tornar uma espécie de retrato da forma como concebemos o tempo. Atualmente, as timelines estão em jornais, revistas, exposições, sites, redes sociais, e, obviamente, no ensino de História. Entretanto, a forma de um tempo em linha carrega a noção de uma evolução contínua e incontornável, teleológica, exato oposto de um tempo histórico social, múltiplo, construído pelas sociedades humanas. No entanto, trabalhos historiográficos recentes mostram um conjunto muito mais amplo de possibilidades nas chamadas cartografias do tempo, que, baseadas em recursos da linguagem visual, resultam em objetos de aprendizagem extremamente valiosos para o ensino de História. Conhecidos como History Charts, Chronographics, ou, simplesmente, mapas do tempo, tem como característica comum o fato de apresentarem alternativas que se prestam bastante bem ao ensino de certas noções básicas do conhecimento histórico contemporâneo, para além da mera cronologia. Este trabalho apresenta um estudo desses materiais, e busca, a partir desses formatos e das formas do tempo medido, referências para a apresentação de um mapa do tempo interativo como forma de atingir resultados significativos no ensino de História junto a turmas do nível médio do ensino básico.pt_BR
dc.description.abstractThe timeline appears as a visual metaphor only in the eighteenth century, closely linked to the modern notion of progress, as it gains space in industrial societies until it becomes a sort of picture of how we conceive of time. Currently, the timelines are in newspapers, magazines, exhibitions, websites, social networks, and obviously in teaching History. However, the form of an online time carries the notion of a continuous and uncontrollable evolution, teleological, exact opposite of a historical social time, multiple, constructed by human societies. However, recent historiographical works show a much broader set of possibilities in so-called cartographies of time, which, based on visual language resources, result in learning objects that are extremely valuable for teaching history. Known as History Charts, Chronographics, or simply maps of time, it has as a common characteristic that they present alternatives that lend themselves well to the teaching of certain basic notions of contemporary historical knowledge, beyond mere chronology. This work presents a study of these materials and searches, from these formats and the forms of the measured time, references for the presentation of a map of interactive time as a way to achieve significant results in the teaching of History to classes of the High School level of basic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCartography of timeen
dc.subjectCartografia : Históriapt_BR
dc.subjectEnsino : Historiapt_BR
dc.subjectInteractive time mapen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectMapa : Historiapt_BR
dc.subjectTimelineen
dc.titleCartografias do tempo : uma proposta de "mapa do tempo interativo" para o ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060674pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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