Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCasenote, Igor Escalantept_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.date.accessioned2018-02-23T02:24:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0104-4249pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172782pt_BR
dc.description.abstractO ritmo atual de consumo e produção sofre com uma escalada exponencial que se perpetua desde o período pós-guerras, com consumidores ansiando por novos produtos com a mesma velocidade que os rejeitam. Face a esse contexto, é nos processos de desenvolvimento de novos produtos que está a oportunidade para a manutenção da competitividade das organizações pela inovação, mais especificamente nas etapas relativas à captação de oportunidades para novos projetos, também chamadas de fuzzy front-end. O objetivo deste artigo, excerto de uma tese de doutorado, é evidenciar a construção de um modelo conceitual que oportunize a estruturação do front-end, muitas vezes desencadeado de forma intuitiva e abstrata. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura teórica integrativa sobre os principais modelos de processo de desenvolvimento de novos produtos, que após analisados e discutidos geraram base para o modelo FE3, posteriormente validado pela aplicação em um estudo de caso múltiplo e holístico. O resultado é um modelo matricial que comporta a estruturação de etapas relativas à captação de oportunidades e que pode auxiliar no desempenho e aprendizado de subprocessos muitas vezes pouco gerenciáveis pelas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThe current pace of consumption and production suffers from an exponential escalation that has perpetuated itself since the postwar period, with consumers aiming for new products as fast as they reject them. Given this context, it is in the new product development processes that there is an opportunity to maintain the competitiveness of organizations through innovation, more specifically in the stages related to the capture of opportunities for new projects, also called fuzzy front-end. The objective of this article, excerpt of a doctoral thesis, is to highlight the construction of a conceptual model that allows a structuring of the front-end as an independent process, often triggered in an intuitive and abstract way. For this, we carried out an integrative theoretical review of literature about the main models of the new product development process, which later analysis and discussion generated the basis for the FE3 model, posteriorly validated by its application on a multiple case study. The result is a matrix model that involves the structuring of stages related to the capture of opportunities and that can aid in the performance and learning of subprocesses often not very manageable by organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em design. Vol. 25, n. 2 (2017), p. 194-214pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectNPDen
dc.subjectProcesso de designpt_BR
dc.subjectFront-enden
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectNovos produtospt_BR
dc.subjectDesign processen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleFront-end em três etapas : proposta de modelo para estruturação do processo de captação de oportunidades no design de novos produtos orientados para a inovaçãopt_BR
dc.title.alternativeThree stages front-end : a model for structuring the process of opportunities recognization for design of innovation driven productsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058226pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem