Credibilidade no jornalismo : uma nova abordagem
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Data
2017Tipo
Resumo
Este artigo propõe uma abordagem do conceito de credibilidade a partir da articulação do jornalismo com a corrente ilosóica da Teoria do Conhecimento e com as teorias discursivas. Credibilidade jornalística é aqui deinida como um predicado epistêmico atribuído ao enunciador e a seus relatos. Essa atribuição é feita por alguém, em uma relação intersubjetiva, e amparada em valores éticos e morais. Por só ganhar sentido e relevância através de uma percepção sobre o outro, propomos uma nova abordag ...
Este artigo propõe uma abordagem do conceito de credibilidade a partir da articulação do jornalismo com a corrente ilosóica da Teoria do Conhecimento e com as teorias discursivas. Credibilidade jornalística é aqui deinida como um predicado epistêmico atribuído ao enunciador e a seus relatos. Essa atribuição é feita por alguém, em uma relação intersubjetiva, e amparada em valores éticos e morais. Por só ganhar sentido e relevância através de uma percepção sobre o outro, propomos uma nova abordagem do conceito, através da distinção de duas dimensões: a credibilidade constituída do enunciador e a credibilidade percebida pelo interlocutor. A compreensão de que a credibilidade se desdobra nessas duas dimensões permite qualiicar a aplicação do conceito nas pesquisas empíricas. ...
Abstract
This article proposes an understanding of the concept of credibility from the ields of journalism, philosophy, speciically the heory of Knowledge, and the discourse studies. Journalistic credibility is deined here as an epistemic predicate attributed to enunciator and their reports. his assignment is made by someone, in an intersubjective relationship, and supported by ethical and moral values. By only gaining meaning and relevance through a perception about the other, we propose a new approach ...
This article proposes an understanding of the concept of credibility from the ields of journalism, philosophy, speciically the heory of Knowledge, and the discourse studies. Journalistic credibility is deined here as an epistemic predicate attributed to enunciator and their reports. his assignment is made by someone, in an intersubjective relationship, and supported by ethical and moral values. By only gaining meaning and relevance through a perception about the other, we propose a new approach to the concept, through two-dimensional distinction: the constituted credibility of the enunciator and the perceived credibility by the interlocutor. he understanding that credibility unfolds in these two dimensions allows qualifying the application of the concept in empirical researches. ...
Contido em
Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 14, n. 1 (jan./jun. 2017) p. 51-62
Origem
Nacional
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Artigos de Periódicos (40021)Ciências Sociais Aplicadas (4093)
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