Arranjo interorganizacional no setor público : o caso do curso de gestão e fiscalização de contratos
Fecha
2017Otro título
Interorganizational arrangement in the public sector : the case of the course of management and supervision of contracts
Materia
Resumo
O objetivo deste artigo foi examinar um arranjo de cooperação no setor público que tem por objetivo potencializar ações de treinamento e qualificação de servidores públicos estaduais e municipais no Estado do Rio Grande do Sul. Arranjo que se estrutura como um formato organizacional alternativo ao modelo burocrático hierárquico que predomina no setor. O estudo de caso, por uma questão de abrangência do trabalho, se direcionou para a compreensão dos fatores que possibilitaram a formação do arran ...
O objetivo deste artigo foi examinar um arranjo de cooperação no setor público que tem por objetivo potencializar ações de treinamento e qualificação de servidores públicos estaduais e municipais no Estado do Rio Grande do Sul. Arranjo que se estrutura como um formato organizacional alternativo ao modelo burocrático hierárquico que predomina no setor. O estudo de caso, por uma questão de abrangência do trabalho, se direcionou para a compreensão dos fatores que possibilitaram a formação do arranjo e a maior eficácia na difusão de conhecimentos através do curso de gestão e fiscalização de contratos na modalidade a distância. Os resultados alcançados com a implantação do arranjo e, mais especificamente, com a execução do curso estudado se objetivaram em redução de atividades paralelas; aumentos do número de servidores municipais e estaduais treinados; aumento da abrangência geográfica (ao incluir servidores de um maior número de munícipios); e redução do custo envolvido na elaboração e execução do curso. ...
Abstract
The focus of this article is to examine a cooperation arrangement in the public sector that aims to strengthen training and qualification actions for state and municipal public servants in the State of Rio Grande do Sul. The arrangement was structured as an alternative organizational format to the departmental hierarchical bureaucratic model which predominates in the sector. The case study focused on the comprehension of the factors that allowed the formation of the arrangement and the greater ...
The focus of this article is to examine a cooperation arrangement in the public sector that aims to strengthen training and qualification actions for state and municipal public servants in the State of Rio Grande do Sul. The arrangement was structured as an alternative organizational format to the departmental hierarchical bureaucratic model which predominates in the sector. The case study focused on the comprehension of the factors that allowed the formation of the arrangement and the greater effectiveness in the diffusion of knowledge about management and fiscalization of public contracts through the course in the distance modality. The results obtained with the implementation of the arrangement and with the execution of the studied course were directed at reducing parallel activities; increases in the number of trained municipal and state servers; rose the geographic coverage (by including servers from a larger number of municipalities); and reduction of the cost involved in the preparation and execution of the course. ...
En
Revista de Administração da UNIFATEA. São Paulo, BR-SP. Vol. 15, n. 15 (jul./dez. 2017), p. 72-91
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License