Inventar o mundo : a montação
Fecha
2017Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho investiga a importância da montação como um método para causar fricções nas normas, padrões e convenções da sociedade. Considerando que a teoria acerca dessa prática ainda se apresenta de forma embrionária, a pesquisa procura estimular debates e desenvolver conceitos e noções sobre a montação. Baseando-se em reflexões a respeito do corpo humano como elemento essencial para formação de discursos e manifestação de identidades, a análise do ato de se montar é explorada por intermédio ...
Este trabalho investiga a importância da montação como um método para causar fricções nas normas, padrões e convenções da sociedade. Considerando que a teoria acerca dessa prática ainda se apresenta de forma embrionária, a pesquisa procura estimular debates e desenvolver conceitos e noções sobre a montação. Baseando-se em reflexões a respeito do corpo humano como elemento essencial para formação de discursos e manifestação de identidades, a análise do ato de se montar é explorada por intermédio de dois pilares: o ritual e a performance. A metodologia aplicada ao trabalho constituiu-se através da leitura de livros, artigos, trabalhos acadêmicos e outros textos que discursam sobre drag, roupas, maquiagem, performance e questões de gênero; da pesquisa feita em vídeos, documentários e filmes que abordam a temática LGBTQ+; e das experiências e dos diálogos realizados na cena noturna de Porto Alegre. Além disso, o trabalho objetivou estudar, a partir de jogos e exercícios cênicos, formas de possibilitar a experiência da montação como proposta de criação em aulas de Teatro. Quanto aos resultados, o estudo desenvolvido introduziu noções de montação como um elemento de extensão às teorias de diversidade sexual e de gênero, na medida em que provoca trepidações aos tabus e paradigmas existentes nas relações humanas. Os efeitos dessa pesquisa foram percebidos na escola, onde alunos do Ensino Médio romperam com a condição binária existente em roupas e acessórios, utilizados como figurinos de suas composições teatrais. ...
Abstract
This paper investigates the importance of the act of dragging as a method to cause friction on norms, patterns and society’s conventions. Considering that the theory regarding this practice still lays on its embrionary stage, the research aims to stimulate the debate and build concepts and notions about it. Relying on reflections about the respect of the human body as an essential element to form speeches and identity manifestations, the analysis of the act of dragging is explored through two p ...
This paper investigates the importance of the act of dragging as a method to cause friction on norms, patterns and society’s conventions. Considering that the theory regarding this practice still lays on its embrionary stage, the research aims to stimulate the debate and build concepts and notions about it. Relying on reflections about the respect of the human body as an essential element to form speeches and identity manifestations, the analysis of the act of dragging is explored through two points: the ritual and the performance. The methodology used on the paper comes from the reading of books, articles, academic papers and other texts that discuss drag, clothing, makeup, performance and gender issues; from videos, documentaries, and films that present the LGBTQ+ situation; from experiences and dialogs taken place at the nightlife of Porto Alegre. Besides that, the paper aimed to study, taking in consideration games and theatrical exercises, ways to possibilitate the experience of dragging as a creational proposal in drama classes. Regarding the results, the work developed introduced notions of dragging as an element of extension to the sexual diversity and gender role’s theories, in a way that incite trepidation on tabus and existing paradigms in human relationships. The effects of this research were noticed at school, where students of High School broke through the binary condition existed on clothing and accessories, used as costumes of their theatrical compositions. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37546)Tesinas Teatro (243)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License