O ruído é resto? : uma experiência de arte sonora e seus arredores na exposição Escuta, de Marcelo Armani
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa tem por objetivo estudar alguns aspectos da experiência diante da arte sonora e dos sons em seu entorno, a partir dos temas “Arte como experiência” e “Arte e vida”. O estudo de caso específico ocorreu durante a mostra individual de trabalhos de Marcelo Armani denominada Escuta, na qual analisamos não só as obras mas também os ruídos existentes nos ambientes em que se localizavam. A partir de uma sistematização dos próprios conceitos em torno de “ruído” e “silêncio”, a pesqui ...
A presente pesquisa tem por objetivo estudar alguns aspectos da experiência diante da arte sonora e dos sons em seu entorno, a partir dos temas “Arte como experiência” e “Arte e vida”. O estudo de caso específico ocorreu durante a mostra individual de trabalhos de Marcelo Armani denominada Escuta, na qual analisamos não só as obras mas também os ruídos existentes nos ambientes em que se localizavam. A partir de uma sistematização dos próprios conceitos em torno de “ruído” e “silêncio”, a pesquisa almeja entender como o espaço em que as obras estão inseridas influem ou não para os sentidos que carregam. ...
Abstract
The present research aims to study some aspects of the experience on sound art and the sounds surrounding it, through the themes of “Art as experience” and “Art and life”. The specific case study took place during Marcelo Armani’s exhibition called Escuta, on which we analyzed not only the works but also the noises existent in the places they were located. Starting from a systematization of the concepts around “noise” and “silence”, the research seeks to understand how the space in which the wo ...
The present research aims to study some aspects of the experience on sound art and the sounds surrounding it, through the themes of “Art as experience” and “Art and life”. The specific case study took place during Marcelo Armani’s exhibition called Escuta, on which we analyzed not only the works but also the noises existent in the places they were located. Starting from a systematization of the concepts around “noise” and “silence”, the research seeks to understand how the space in which the works are placed influences or not the meanings they convey. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License