Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFerreira, Maria Cristina Leandropt_BR
dc.contributor.authorNassr, Paula Terrapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-16T02:29:26Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172572pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa textos de alunos do SEJA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos), de modo a verificar se há autoria nesses textos. Entende-se autoria, nessa pesquisa, como processo relacionado à produção da linguagem, de maneira que o sujeito para estar na posição de autor deverá representar-se na origem, produzindo um texto com unidade, coerência, progressão, não-contradição. Enfim, a função-autor acontece quando a produção do sujeito for passível de ser interpretada. Outra questão que envolve essa análise é observar se o discurso pedagógico, mesmo sendo um discurso autoritário (nesse caso é representado pelo SEJA), abre espaço para que haja uma assunção da autoria por parte dos alunos. Este trabalho está baseado em uma perspectiva discursiva (Análise de Discurso Francesa), portanto, materialista-histórica. Dessa maneira, pensar sobre a autoria, é pensar a relação do sujeito com a linguagem e com a história. O primeiro capítulo está destinado a um desenvolvimento de algumas questões teóricas referentes à Análise de Discurso. O segundo capítulo apresenta sucintamente aspectos políticos pedagógicos do SEJA e trata dos Palavra de Trabalhador (publicação feita pela SMED – Secretaria Municipal de Educação) em que estão publicados os textos que fazem parte do meu corpus discursivo. O terceiro capítulo fala sobre o discurso pedagógico e o discurso pedagógico do SEJA. O quarto capítulo é dedicado às análises dos textos. E, por fim, o quinto capítulo trata do sujeito-aluno e seu espaço discursivo, observando que o espaço para autoria surge quando o sujeito-aluno tem a possibilidade de falar sobre temas que para ele fazem sentido (sua vida, sua realidade).pt_BR
dc.description.abstractCe travail se propose à analyser des textes d’un groupe d’élèves du SEJA (Service d’ Éducation des Jeunes et des Adultes), dans le but de vérifier si l’on y trouve le statut d’auteur. Dans cette recherche, le statut d’auteur est compris comme un processus lié à production du langage; pour qu’il se trouve dans la position d’auteur, le sujet devra se représenter à l’origine et produire un texte présentant une unité, une cohérence, une progression et une non-contradiction. Enfin, la fonction-auteur existe lorsque la production du sujet peut être inteprétée. Cette analyse observe également si le discours pédagogique, même s’il est un discours autoritaire (dans ce cas représenté par le SEJA), ouvre un espace qui permet aux élèves d’occuper cette place. Ce travail se fonde sur une perspective discursive (l’École Française d’Analyse du Discours), c’est-à-dire historico-matérialiste. De ce fait, penser le statut d’auteur, c’est penser le rapport du sujet au langage et à l’histoire. Le premier chapitre développe quelques notions théoriques concernant l’Analyse du Discours. Le deuxième chapitre présente rapidement les aspects politiques et pédagogiques du SEJA et analyse les Palavras de Trabalhador [Paroles du Travailleur] (publication réalisée par le SMED – Secrétariat Municipal à l’Éducation) où sont publiés les textes appartenant à mon corpus discursif. Le troisième chapitre traite du discours pédagogique et du discours pédagogique du SEJA. Le quatrième chapitre se consacre aux analyses des textes. Et, finalement, le cinquième chapitre porte sur le sujet-élève et son espace discursif, en observant que l’espace du statut d’auteur surgit quand le sujet-élève a l’occasion de parler des sujets qui font du sens pour lui (sa vie, as réalité).fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorias do textopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAspectos políticospt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectServiço de Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titlePalavra de trabalhador : em busca de uma autoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000350819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem