Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Rossana Perdomini Dellapt_BR
dc.date.accessioned2009-09-16T04:17:44Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17249pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho parte do pressuposto de que existe uma dicotomia entre os saberes artísticos e os saberes pedagógicos na estrutura clássica do ensino superior no que se refere à formação do professor de teatro. Pergunta-se pela noção de professor artista como uma outra possibilidade de formação, na qual é possível o equilíbrio e a articulação entre tais saberes. Na pesquisa, o curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS serviu como cenário da coleta de material empírico em função da singularidade que residia na sua proposta, de forma explícita: nem licenciatura, nem bacharelado, mas a formação de um professor artista como uma terceira possibilidade que promete a não-dicotomia daqueles saberes. Este é um trabalho inspirado na perspectiva foucaultiana, no sentido de descrição das práticas como forma de subjetivação, isto é, como forma de ser e constituir-se professor de teatro nesta época e neste tempo. O olhar para o material empírico é marcado por essa perspectiva e, a partir das descrições, busca-se entrever os contornos da noção de professor artista, relacionada a campos associados, como Teatro e Educação, Pedagogia Universitária, Pedagogia Teatral e abordagens contemporâneas para o ensino do teatro. A noção de professor artista em debate neste trabalho contrapõe-se à ideia de que pedagogia e teatro são unidades separadas e de que a prática teatral é supérflua ao ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation postulates the existence of a radical dichotomy between artistic and pedagogical acquaintances in the classical structure of Drama teachers´ university education. Aiming at a more balanced and realistic articulation between them, our study does propose the concept of Artist Teacher as an alternative basis for their education. The undergraduation course in Dramatic Arts: Teaching at FUNDARTE/UERGS, Southern Brazil, has provided the scenario for collecting our empirical material due to its peculiar and clear proposal of preparing neither teachers or bachelors, but Artist Teachers, as a third possibility towards an actual integration of those acquaintances. Ours is an investigation inspired in Foucault´s perspective, in the very specific meaning of describing some practices as manners of subjectivity, manners of being and be constituted as a Drama Teacher at these specific time and place. Based on those descriptions, we have searched focusing on the borders of the concept of Artist Teacher concerning related fields such as Drama and Education, University Pedagogy, Drama Pedagogy and contemporaneous approaches for teaching Drama. Artist Teacher, a core concept in our discussion, is a counterpoint to both ideas that Pedagogy and Drama are separated units and that drama practice is unnecessary for teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDramaen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDrama pedagogyen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectArtist teacheren
dc.subjectFoucault, Michel 1926-1984.pt_BR
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.titleExperiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000713443pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples