Rendering : a evolução da linguagem gráfica, seus precursores e sua relação com o design de produto
Fecha
2017Materia
Resumo
Este artigo diz respeito à evolução de uma linguagem gráfica implantada no início do século XX, denominada, nos EUA, de Rendering. Para tanto, foram eleitos como objetos de estudo os trabalhos de Raymond Loewy, Norman Bel Geddes, Henry Dreyfuss e Walter Dorwin Teague, entre 1930 e 1960. O artigo apresenta um panorama dos projetos da época, entendendo que eles foram um marco na mudança de visualidade, construção e apresentação de imagens. Como estratégia metodológica, a pesquisa se debruçou na b ...
Este artigo diz respeito à evolução de uma linguagem gráfica implantada no início do século XX, denominada, nos EUA, de Rendering. Para tanto, foram eleitos como objetos de estudo os trabalhos de Raymond Loewy, Norman Bel Geddes, Henry Dreyfuss e Walter Dorwin Teague, entre 1930 e 1960. O artigo apresenta um panorama dos projetos da época, entendendo que eles foram um marco na mudança de visualidade, construção e apresentação de imagens. Como estratégia metodológica, a pesquisa se debruçou na biografia dos diferentes autores, seus principais trabalhos, parcerias e peculiar produção imagética. No decorrer da pesquisa, percebeu-se que as contribuições dadas pelos precursores dessa linguagem gráfica não foram relatadas com devida atenção na literatura do Design. Ainda quando o assunto é tratado, ele aparece de forma tímida, mesmo em bibliografias especializadas. ...
Abstract
This article focuses the evolution of a graphical language, introduced at the start of the twentieth century, namely with the term Rendering, in the USA. The works of Raymond Loewy, Norman Bel Geddes, Henry Dreyfuss and Walter Dorwin Teague between 1930 and 1960 were chosen as subjects of analysis. This article presents an overall view of their projects at the time, knowing that they were pioneers in changing the visuality, construction and presentation of images. As a methodological strategy, ...
This article focuses the evolution of a graphical language, introduced at the start of the twentieth century, namely with the term Rendering, in the USA. The works of Raymond Loewy, Norman Bel Geddes, Henry Dreyfuss and Walter Dorwin Teague between 1930 and 1960 were chosen as subjects of analysis. This article presents an overall view of their projects at the time, knowing that they were pioneers in changing the visuality, construction and presentation of images. As a methodological strategy, our research took the biographies of different authors, their main projects, collaborations and individual image productions into consideration. In carrying out our research, it became clear that precursors of this graphic language were not treated with appropriate consideration in design literature. Even today, when the subject is dealt with, it’s often treated lightly, even in specialized biographies. ...
En
Revista Brasileira de Expressão Gráfica. ABDG. Vol. 5, n. 2 (2017), p. 48-68
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39558)Ciencias Sociales Aplicadas (4004)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License