Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
dc.contributor.advisor | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Selma Maria Silva do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T02:40:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172471 | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de professores na cultura digital e objetivou analisar como ocorreu o processo de construção de concepções de uso pedagógico das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para a sua integração ao currículo, a partir das interações interindividuais dos professores no curso de especialização Educação na Cultura Digital. O curso objetivou oferecer formação continuada aos professores e gestores da rede pública de educação para a integração criativa e crítica das Tecnologias Digitais de Informação ao currículo da educação básica. Fundamentou-se teoricamente a partir das leituras contemporâneas em torno da expansão das tecnologias digitais e seu uso pedagógico. A base teórica que deu sustentação a análise da construção de concepções e das trocas interindividuais havidas entre as alunas-professoras, se constituiu a partir da Teoria de Jean Piaget, por meio da qual discutimos e exploramos os referenciais teóricos relativos a tais processos. Para fins de pesquisa, foram analisados os dados relativos à formação dos professores cursistas da Universidade Federal de Roraima. Os dados da pesquisa foram organizados e categorizados no software Nvivo. A análise dos dados foi realizada por meio da síntese cruzada dos dados, conforme Yin (2015), dentro de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou compreender a construção de concepções e a produção coletiva de propostas para integração das tecnologias aos currículos, buscando perceber como esse processo foi concebido e vivenciado pelos professores em formação, dando visibilidade aos processos de interação estabelecidos no decorrer do curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teacher formation in the digital culture translates the necessity of investigating how this process is occurring currently in the field of education. In this context, this thesis had as goal of study the teacher education in digital culture and aimed to analyze how the process of construction of conceptions of pedagogical technology use in school and the collective production of proposals of actions for their integration to the curriculum occured, starting from the interindividual interactions of teachers in the course of especialization Education in Digital Culture. The course aimed to offer continued training to teachers and managers from the public education network for the creative and critical integration of the Digital Technologies of Information to the curriculum of basic education. It based itself theoretically starting from the contemporary readings around the expansion of digital technologies and their pedagogical use. The theoric basis that gave support to the analysis of the construction of conceptions and interindividual exchanges between the student-teachers, constituted itself from the Theory of Jean Piaget, by which we discussed and explored the theoretical references relative to the processes. To research ends, data relative to the education of teacher students of the Federal University of Roraima were analyzed. The data of the research were organized and categorized in the Nvivo software. The data analysis was realized by the cross syntesis of data, according to Yin (2015), inside a qualitative approach, which made possible the comprehension of the construction of conceptions and the collective production of proposals for the integration of technologies to the curriculum, searching to perceive how this process was conceived and lived by the teachers in formation, giving visibility to the processes of interation, established during the course. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher’s formation | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Digital culture | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cooperation | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.title | Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers formation in digital culture: construction of conceptions of technology use in school and the Collective production of proposals of action for their integration to the Curriculum | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059334 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)