Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorSilva, Tatiana Cardoso dapt_BR
dc.date.accessioned2009-09-16T04:17:43Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17244pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internacional Vindenes Bro, dirigido por Iben Nagel Rasmussen. Por meio de um treinamento físico e vocal, realizado com oito atores, busca-se o aprofundamento do "exercício sobre si mesmo", de forma a promover o acesso a um corpo-mente orgânico, a presença e a capacidade de composição de repertório próprio para a criação. O trabalho experimental, registrado em vídeo e acompanhado de questionários respondidos pelos atores e notas pessoais de cada membro do grupo, constitui a base da reflexão sobre o processo de recepção e apropriação dos exercícios propostos, reconhecendo as alterações e respectivas motivações ao longo da experiência. A reflexão teórica é também nutrida pelo pensamento de diferentes disciplinas.pt_BR
dc.description.abstractThe research is an attempt to extend the study of the formation of the actor, aiming at the identification and the exploration of principles and procedures which cultivate the technical and creative autonomy of the professional training of the actor. The training principles are built on the practises of Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski and Eugenio Barba and on the experiences achieved together with the international group Vindenes Bro (Bridge of the Winds) directed by Iben Nagel Rasmussen. By means of physical and vocal training, brought into practise by eight actors, this study aims at the exploration of "The Exercise On One Self" in order to achieve access to an organical "Body-Mind", to the presence of the actor and to the capability to compose one's own repertoire during the creation. The experimental work, video-recorded and accompanied by questionaires answered by the students as well as by the personal annotations by each group member, constitutes the base for the reflection upon the reception and appropriation of the suggested exercises, recognising the alterations and individual motivations during the process. The theoretical reflexion is also nourished by other disciplines' thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActoren
dc.subjectFormação de atorespt_BR
dc.subjectAutonomia técnicapt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectAutonomia criativapt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectTreinamento de atorespt_BR
dc.subjectInterpretacao teatral : Tecnicapt_BR
dc.subjectInterpretação teatral : Trabalho corporalpt_BR
dc.titleTreinamento do ator : plano para a reinvenção de sipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000713285pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples