Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Luciane Brescianipt_BR
dc.date.accessioned2018-01-27T02:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172212pt_BR
dc.description.abstractQuais as condições de possibilidade para a emergência dos Estudos Surdos em Educação no Brasil? Esta é a questão central da presente pesquisa, desenvolvida no campo dos Estudos Culturais em Educação. Tal questão reaparece e expande-se no objetivo geral, que consiste em conhecer e analisar as condições de emergência dos Estudos Surdos em Educação no Brasil. A materialidade analítica foi produzida a partir de entrevistas narrativas com pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais para Surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPPES/UFRGS). Os conceitos-ferramenta utilizados para operar as análises são o de narrativa, conforme vem sendo trabalhado no campo dos Estudos Culturais, e a noção de emergência, a partir do pensamento de Michel Foucault. Os objetivos específicos consistem em: 1) analisar os debates educacionais e políticos que configuravam a educação de surdos na metade dos anos de 1990 no país, 2) compreender as condições para emergência da perspectiva cultural sobre os surdos, a surdez e sua educação e 3) investigar o cenário político e acadêmico do PPGEdu/UFRGS e as produções de pesquisas no campo dos Estudos Surdos em Educação. A dissertação está organizada em duas partes: I - Condições para o desenvolvimento da pesquisa, na qual apresento a aproximação com o tema e questões teórico-metodológicas; e II - Condições de emergência dos Estudos Surdos em Educação no Brasil, na qual apresento a produção do campo a partir das narrativas das pesquisadoras entrevistadas. Para contemplar o primeiro objetivo específico, verifico que a educação de surdos, na metade dos anos de 1990 no país, estava situada no campo da Educação Especial em uma perspectiva clínica e que a luta do movimento surdo era pela oficialização da língua de sinais. Para atender o segundo objetivo, discuto a articulação das áreas da educação e da linguística nas produções da década de 1990 no Brasil como condição de possibilidade para a produção de outros discursos sobre os surdos, a surdez e sua educação. No que tange ao terceiro objetivo, mostro como a produção política e acadêmica no cenário do PPGEdu/UFRGS se constituiu a partir de diferentes linhas teóricas e na articulação entre Universidade, escolas de surdos e movimento surdo.pt_BR
dc.description.abstractWhat are the conditions of possibility for the emergence of the Deaf Studies in Education in Brazil? This is the central question of the present research, which has been carried out in the field of Cultural Studies in Education. Such question reappears and is expanded in the general objective, i.e. to know and analyze the conditions for the emergence of the Deaf Studies in Education in Brazil. The analysis material consisted of narrative interviews with researchers of the Center of Research into Educational Policies for the Deaf at the Federal University of Rio Grande do Sul (NUPPES/UFRGS). The concepts used as tools to perform the analyses are narrative as it has been addressed in the field of Cultural Studies, and the notion of emergence as conceived by Michel Foucault. The specific objectives are the following: 1) to analyze the educational and political debates that molded the deaf education in the middle of the 1990s in the country, 2) to understand the conditions for the emergence of the cultural perspective about the deaf, deafness and their education, and 3) to investigate the political and academic scenario of PPGEdu/UFRGS and the researches carried out in the field of Deaf Studies in Education. This dissertation has been divided into two parts: I – Conditions for the research development, in which I present the theme and theoretical-methodological issues; and II – Conditions for the emergence of the Deaf Studies in Education in Brazil, in which I show the production in the field considering the narratives of the interviewed researchers. In order to contemplate the first specific objective, I have found out that deaf education, in the middle of the 1990s in the country, was situated in the field of Special Education from a clinical perspective and that the struggle of the deaf movement was aimed at making the sign language become official. In order to achieve the second objective, I have discussed the articulation of the areas of education and linguistics in 1990’s productions in Brazil as a condition of possibility for the production of other discourses about the deaf, deafness and their education. Regarding the third objective, I have shown how the political and academic production in the scenario of PPGEdu/UFRGS was grounded on both different theoretical lines and the articulation between University, deaf schools and deaf movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectDeaf Studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectFoucauldian Studiesen
dc.titleEmergência dos estudos surdos em educação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001058389pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples