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dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Juliano dept_BR
dc.date.accessioned2018-01-27T02:31:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172198pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discute aproximações entre infâncias, hipervisualidade e ensino de artes e culturas visuais, com o objetivo de refletir sobre a produção de fotografias e audiovisuais na educação infantil. Os aportes teóricos são os estudos da infância, do ensino das artes e culturas visuais e da audiovisualidade. A metodologia, de abordagem qualitativa, utilizou o método exploratório com um grupo de crianças. Para tal foi selecionada uma escola de educação infantil, situada na cidade de Porto Alegre (RS), e nesta um grupo de crianças do Jardim II, que no ano de 2015, realizaram e analisaram desenhos, fotografias e vídeos. Em forma de ensaio, esta dissertação aproxima-se das pesquisas exploratórias e narrativas, relacionando a experiência do pesquisador com os aportes teóricos dos campos relacionados. Concluiu-se que é oportuno propor exercícios com o uso de tecnologias de produção audiovisual na educação pré-escolar, de modo a auxiliar as crianças a se situarem na hipervisualidade em que estamos inseridos na contemporaneidade, permitindo um deslocamento do papel de consumidoras para os papéis de produtoras e leitoras de imagens e vídeos.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses approximations between childhood, hypervisuality and teaching of arts and visual cultures, with the objective of reflecting on the production of photographs and audiovisuals in early childhood education. The theoretical contributions are the studies of childhood, the teaching of the arts and visual cultures and audiovisuality. The methodology, with a qualitative approach, used the exploratory method with a group of children. For that, a kindergarten school was selected, located in the city of Porto Alegre (RS), and a group of children from Kindergarten II, who in the year 2015, made and analyzed drawings, photographs and videos. In the form of an essay, this dissertation approaches exploratory and narrative research, relating the researcher's experience with the theoretical contributions of related fields. It was concluded that it is opportune to propose exercises with the use of audiovisual production technologies in pre-school education, in order to help the children to be in the hypervisuality in which we are inserted in the contemporaneity, allowing a displacement of the role of consumers to the roles of producers and readers of images and videos.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de artespt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPre schoolen
dc.subjectHypervisualityen
dc.subjectTeaching of visual arts and culturesen
dc.titlePrincesa preta não existe : o ensino de arte entre telas e infânciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001058384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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